O Sinergia Campinas formalizou interesse em celebrar Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), no último dia 17, por meio de ofício à gerência executiva do órgão em Campinas. A informação foi dada durante o encontro “Vidas Idosas Importam”, realizado no auditório 10 de maio do Sindicato, nesta quinta-feira (1º). O objetivo da entidade sindical é facilitar o acesso de seus associados aos serviços previdenciários.

As tratativas para firmar o acordo foram iniciadas em 22 de dezembro de 2022. A segunda reunião entre representantes do Sinergia Campinas e do INSS no município aconteceu em 9 de março de 2023. De lá para cá, diante de conflitos de agenda, as conversas ocorreram de forma informal. No último dia 17, a entidade sindical formalizou interesse por meio de ofício. Além do Sinergia Campinas, a Associação dos Idosos de Campinas também protocolou sua documentação para celebração do acordo.

O ACT é um instrumento formal que estabelece parcerias entre o INSS e outras entidades, como prefeituras, sindicatos, dentre outros. Essa cooperação visa facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços da instituição, proporcionando atendimento local e eliminando a necessidade de deslocamentos para outros municípios. Esse acordo define as responsabilidades de cada parte, estabelece diretrizes para a execução de atividades e contribui para a eficiência e eficácia na prestação de serviços previdenciários.

Fonte: Nice Bulhões , Jornalista do Sinergia-Campinas