O 2° Encontro Setorial das Federações Urbanitárias terminou nesta quinta-feira (8/2) e se consagrou como mais um evento vitorioso do ramo urbanitário, superando o 1° Encontro, em quantidade de dirigentes sindicais, que somaram mais de 100 nos três dias do Encontro. Dezesseis estados da federação estiveram representados.

Ao final, com a presença de representantes das centrais sindicais (Hilton Marioni dos Santos, representante da CTB; e Sérgio Canuto, representante da Força Sindical), a secretária-geral da FNU, Iara Nascimento, leu uma Carta Aberta ao Presidente Lula, pontuando reivindicações dos trabalhadores urbanitários. Estavam representadas também a FNU (Pedro Damásio, presidente); FENATEMA (Chicão, presidente); FURCEN (João Maria, presidente); Federação Urbanitária de Minas Gerais (Everson Tardeli, presidente), e Federação Urbanitária do Sul (Nivaldo Matos).

A Carta Aberta, em seu final, registra: “Companheiro Presidente LULA, os signatários dessa carta desejam seu apoio e sua articulação para o atendimento das expectativas dos que lutam ao seu   lado,  nessa  perspectiva,  solicitamos  uma    audiência    para    que    os urbanitários  possam  reivindicar  a  criação  de  uma secretaria específica para tratar das necessidades dos setores de energia e saneamento”.

Leia:CARTA ABERTA AO PRESIDENTE LULA
(a carta está disponível para adesão de entidades, acesse aqui para assinar)

PLANOS DE LUTAS
O conjunto dos dirigentes, durante os três dias de debates, também formularam planos de lutas para os setores de saneamento e de energia elétrica. As ações formuladas incluem a reestatização da Eletrobras e a agenda com o presidente Lula para frear a privatização do saneamento.
Conheça:
. PLANO DE LUTAS SETOR ELÉTRICO
. PLANO DE LUTAS – SANEAMENTO

Durante o Encontro, os dirigentes do saneamento também formularam a “Plataforma de compromissos – As Eleições Municipais de 2024 e o Saneamento Básico“. Trata-se de uma carta-compromisso aos candidatos(as) a prefeito(a) e vereadores(as) nas eleições deste ano, com a finalidade de assumirem compromissos com o setor de saneamento básico. Futuramente a cata-compromisso será disponibilizada para adesão aos candidatos nas eleições municipais.
Leia: Carta Compromisso Eleições Municipais e o Saneamento Básico

Análise de conjuntura e debate sobre comunicação
No último dia do Encontro também foram realizadas as mesas de ‘Análise de Conjuntura’, que teve como convidado o diretor técnico do Dieese, Fausto Augusto Júnior; e sobre a ‘Comunicação dos setores’.

Fausto explicou que a conjuntura no ramo urbanitário hoje é bastante importante, uma vez que a disputa sobre a energia, sobre a água, sobre os recursos naturais, de certo modo fazem parte do grande projeto do Brasil. “É importante discutir privatizações, discutir até que ponto vamos mudar a nossa matriz energética e construir uma outra forma de incorporar essa nova forma de energia na nossa própria economia. São grandes debates que precisam ser travados”.

Participaram também desta mesa: Eliomar Palhares Pedrosa (Stiueg); Rodrigo Picinin – Saemac-PR);  e Aline Marques (Stiuma).

A mesa “Comunicação dos setores” apresentou sugestões para o aperfeiçoamento da comunicação e para contribuir como a luta do ramo. Alguns encaminhamentos foram: realizar planejamento de comunicação no sentido de envolver as federações em um projeto para elaboração das peças de divulgação em conjunto nas lutas em comum do ramo, contribuindo com envolvimento de todas entidades para a comunicação seja efetiva ; realizar seminário ou curso de formação de comunicação; sistematiza a Rede de Comunicação Urbanitária.

Participaram da mesa: Raphael Rodriges (Stiueg); Igor Dias (Furcen/Situeg); Wanusa Santos Correa (Sindaema-ES); Tânia Mota (CNU/Furcen); Silvana Cortez (assessoria de Comunicação da FNU); e Mairton Barreto (Fenatema/Sintaema-SP).

Confira a fala do presidente da FNU, Pedro Damásio, no encerramento do 2º Encontro Setorial das Federações Urbanitárias):

Acesse o álbum de imagens do 2º Encontro Setorial das Federações Urbanitárias:
https://drive.google.com/file/d/1ml0NW2Gpa6IcKBWMy43EXLgLmjDwUn_J/view?usp=sharing

Leia também:
. Começou o 2º Encontro Setorial das Federações Urbanitárias
. Energia elétrica foi a temática do segundo dia do Encontro Setorial das Federações Urbanitária
. Apostar na Unidade para Avançar na Luta Urbanitária