Em pronunciamento na tribuna da Assembleia, o deputado Miguel Rossetto comentou a matéria do jornal Zero Hora, publicada na edição da terça-feira, (06/02), sobre as mortes de trabalhadores que prestavam serviço para a CEEE Equatorial. O texto do jornalista Fábio Schaffner denuncia as repetidas falhas operacionais grosseiras, causadas em razão da falta de domínio técnico. Segundo a matéria, a principal terceirizada da CEEE Equatorial é recordista de acidentes de trabalho com morte em 2023 no Rio Grande do Sul. A situação chamou atenção do Ministério Público do Trabalho, depois que um relatório do Ministério do Trabalho, que apontou a existência de cursos de qualificação falsos. “Os péssimos serviços prestados por esses grandes consórcios, CEEE Equatorial, RGE Energia, que assumiram responsabilidades importantes com o povo gaúcho. Não cumprem com sua responsabilidade, não cumprem com o contratado. O povo gaúcho paga e paga bem por esse serviço e recebe em troca, um péssimo atendimento”.

Por conta das repetidas denúncias que a imprensa trás, Rossetto reforçou a necessidade de instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as reiteradas falhas no atendimento aos serviços de fornecimento de energia elétrica. O deputado saudou os 18 parlamentares que já assinaram o pedido. Rossetto ressaltou também que não se trata de ser contra ou a favor da privatização dos serviços e tampouco é uma discussão sobre o Governo do Estado. “Todos os parlamentares dessa Assembleia sabem que só a CPI tem poder real de investigação e convocação, de avaliação profunda e rigorosa desse péssimo serviço prestado e tem capacidade de apresentar soluções reais para que o povo gaúcho seja respeitado! Esse CPI não é de um deputado, nem de uma bancada, mas deve ser de todo o parlamento gaúcho”.

O deputado Pepe Vargas (PT) lamentou a morte dos trabalhadores que prestavam serviço para a CEEE Equatorial e reforçou a necessidade de instalação da CPI. “Não é possível que uma empresa concessionária de energia elétrica no Rio Grande do Sul mantenha esse comportamento. A péssima qualidade do serviço prestados por elas causam prejuízos a nossa economia. Há razões de sobra para a Assembleia Legislativa abrir uma Comissão Parlamentar de Inquérito. Precisamos averiguar as razões e as consequências do descaso da CEEE Equatorial e da RGE Energia”.

Desde que assumiu a operação da antiga estatal CEEE, em julho de 2021, o grupo Equatorial, demitiu os funcionários experientes e terceirizou os atendimentos às ocorrências de rua. A medida dobrou o número de reclamações contra a empresa na Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Das 20.811 queixas formalizadas até o final de 2023, 8.982 (43%) são referentes à qualidade do fornecimento e 3.989 (19%) por serviços técnicos deficientes.

O requerimento da CPI conta com 18 assinaturas. Para a instalação é necessário que 19 parlamentares firmem o pedido.

Texto: Adriano Marcello Santos- PT- Assembleia- RS
Foto: Debora Beina