A Diretoria do Sindicato dos Urbanitários (Sintius) participou de duas atividades no Vale do Ribeira, no início deste mês, para explicar às autoridades e à população as consequências negativas que serão causadas com a possível privatização da Sabesp, ideia defendida pelo governador Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos).

Na última sexta-feira, dia 6, o Sindicato, por meio do presidente Jair Álvaro da Silva, participou da reunião do Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal do Vale do Ribeira e Litoral Sul (Codivar), em Pedro de Toledo. Na noite do dia 10, o dirigente sindical representou a entidade na audiência pública promovida pela Câmara de Registro.

Nesses eventos, o Sintius destacou que é uma verdadeira falácia o argumento apresentado pelo governador que a privatização da empresa é necessária para atingir as metas de universalização do saneamento básico até 2033, conforme previsto no marco legal do setor.

Há estudos feitos pelos trabalhadores da companhia que demonstram que é possível atingir essa marca até 2029, 2030, caso a Sabesp mantenha o mesmo ritmo de investimento. Além disso, 310 dos 375 municípios atendidos pela empresa já atingiram os índices previstos.

O Sindicato também tem chamado a atenção para o fato que São Paulo está indo na contramão do mundo, porque os serviços de saneamento de várias localidades da Europa e da América do Norte estão sendo reestatizados, devido à má prestação do serviço prestado, majoração excessiva das tarifas e não cumprimento das metas estabelecidas pelo poder público.

Fonte: Ascom Sintius