Depois das intensas cobranças da Diretoria do Sindicato dos Urbanitários (Sintius) e das entidades sindicais que rejeitaram a proposta apresentada no dia 17 de agosto, além, é claro, da grande mobilização dos trabalhadores da CPFL Piratininga nos últimos dias, a empresa apresentou, na última terça-feira, dia 3, uma nova proposta para o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT).

Diante desse fato, a categoria esteve reunida em assembleia, na sede do Sintius, para avaliar e discutir o que foi apresentado pela empresa e aceitou os termos do ACT, que terá validade de um ano. Por esse motivo, a greve que iria ser deflagrada nesta quarta-feira, dia 4, foi cancelada.

Um dos diferenciais em relação aos ACTs já assinados anteriormente por outros sindicatos será o pagamento de um abono correspondente a 20% do valor total da alimentação (VA e VR) que ocorrerá com o Vale Natal, em dezembro deste ano.

Uma das maiores conquistas para os trabalhadores foi a extensão do VR àqueles que se encontram afastados pelo período de até nove meses. A companhia também se comprometeu em efetuar o abono das horas paradas nos dias de mobilização dos trabalhadores da Baixada Santista.

O reajuste salarial em salários e benefícios será de 3,94% (índice da inflação auferido pelo IPCA entre junho de 2022 e maio de 2023). Já os valores do VA e VR terão uma correção de 5% e o Vale Natal, de 6,8%.

O pagamento dos retroativos está programado para ocorrer na folha de pagamento de outubro. As diferenças do VA e VR poderão ser feitas até o dia 31 deste mês. Isso deverá ocorrer, caso o ACT esteja assinado até o próximo dia 11.

 

PLR

Em relação à PLR, o acordo terá validade de um ano. Ele prevê a equiparação dos targets salariais em 1,5, podendo chegar a 1,7, a correção do valor mínimo de referência em 3,94%, passando de R$ 6.000,00 para R$ 6.236,40. A correção da linha de corte para pagamento do valor mínimo de referência será 31 de dezembro de 2022.

A primeira parcela está programada para ocorrer no dia 20 deste mês.

Fonte: Ascom Sintius