Após as edições de Vitória da Conquista e Itabuna, os dirigentes de base da região Centro participam do Curso de Formação de Lideranças, em Feira de Santana. A atividade teve início ontem, 03, com a abertura realizada pelo Coordenador do Sinergia, Rafael Oliveira.  Com a facilitação dos nossos diretores Gilberto Santana e Cristina Brito, além da presença dos demais dirigentes da executiva da entidade, o curso tem o como objetivo de contextualizar a necessidade do movimento sindical classista e apresentar os princípios deste sindicalismo, auxiliando os representantes de basea refletirem sobre sua prática sindical  com embasamento teórico básico para construir o sindicalismo classista.

Durante o curso, os participantes trabalham a percepção sobre o sindicato; sindicalista e sindicalizado, abordam a história do movimento sindical brasileiro e a história do Sinergia. Já no primeiro dia, foi feita exposição temática sobre modelo de produção. “Mais uma vez o grupo proporcionou um dia de curso bastante interativo com debates em grupos e apresentações construídas coletivamente”, comentou Cristina.

Nesta quarta, 04, a atividade teve prosseguimento com a apresentação de novos conteúdos para serem trabalhados. Para o Sinergia, a formação política é fundamanetal. Historicamente, tem tido um papel importante e estratégico na construção coletiva da concepção sindical, de uma cultura de classe e da identidade da classe trabalhadora. Trabalha com o resgate da trajetória dos trabalhadores e do seu papel enquanto agentes de transformação da sociedade.

“Queremos que os participantes criem as condições de questionar e teorizar a partir da apropriação do seu conhecimento acumulado e de sua própria prática. É um instrumento capaz de, cotidianamente, aumentar o potencial e a qualidade de intervenção do sindicato na sociedade”, frisou Gilberto Santana.

Fonte: Ascom Sinergia-BA