O Sinergia-MS fechou Acordos Coletivos de Trabalho dos trabalhadores das empresas BEI Energia, Compel, JVP, Bureau Veritas e MPE, com data-base no mês de julho.

Após rodadas de negociação, o sindicato garantiu 4% de reajuste nos salários, produção e vale-alimentação nos ACT’s da Compel, JVP, Bureau Veritas e MPE. O índice representa 1% de ganho real para a categoria.

“Essa é uma conquista muito importante porque conseguimos o ganho real e a manutenção de todos os direitos. Não é fácil chegar a esse resultado, isso só foi possível graças a união e organização dos trabalhadores”, destaca o presidente do Sinergia-MS, Francisco Ferreira.

Na BEI Energia, o reajuste salarial foi de 3% nos salários e houve aumento na cesta natalina.

“Desde a reforma trabalhista, tem sido mais difícil manter nossos direitos. Mas, ao mesmo tempo, esse contexto mostra a importância de se ter um sindicato forte. Independente dos desafios, nós sempre vamos defender os direitos dos trabalhadores e lutar por mais avanços, para isso, precisamos da categoria. Juntos somos mais fortes!”, enfatiza Francisco Ferreira.

Levantamento do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), divulgado no mês de setembro, mostra que a indústria, na qual os eletricitários estão inseridos, foi o setor econômico com maior percentual de reajuste acima da inflação, com 83,5% dos acordos coletivos com ganho real.

No setor de serviços, 80% dos acordos foram acima da inflação, e no comércio, apenas 55%.

Fonte: Ascom Sinergia-MS