Os trabalhadores da Sabesp da Baixada Santista e do Vale do Ribeira aprovaram, por unanimidade, a deflagração de uma greve de 24 horas no dia 3 de outubro como forma de protesto contra a privatização da empresa. A decisão foi tomada ontem em assembleia virtual realizada pela Diretoria do Sindicato dos Urbanitários (Sintius).

Nesse mesmo dia, os companheiros do Metrô e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) também irão cruzar os braços. Assim como a companhia de saneamento, o governador Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos) pretende entregar essas estatais para a iniciativa privada.

A Diretoria do Sintius tem feito várias ações junto à classe política para mostrar os prejuízos que serão causados aos trabalhadores e à sociedade como um todo, caso a Sabesp seja privatizada. Os vereadores e prefeitos receberam um documento com informações detalhadas a respeito dessa questão.

No próximo dia 2, às 19 horas, a Câmara de Santos fará uma audiência pública para debater esse tema. O mesmo ocorrerá no Legislativo de Registro no dia 10 de outubro, às 19 horas.

Além disso, a Diretoria do Sintius também mostrará os pontos negativos da terceirização para os prefeitos do Vale do Ribeira e Litoral Sul durante a próxima reunião do Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal do Vale do Ribeira e Litoral Sul (Codivar), que ocorrerá no próximo dia 6, em Pedro de Toledo.

Além dessa agenda política, o Sindicato deverá intensificar as ações junto à população. No próximo sábado, às 10 horas, o Sintius será um dos responsáveis pela realização do plebiscito sobre a privatização da Sabesp que ocorrerá em Registro.

A luta contra a privatização não pode estar restrita aos companheiros da Sabesp. Trata-se de uma batalha em defesa da saúde da população e do saneamento de qualidade que deve ser abraçada por todos. Afinal, água não é mercadoria. Vamos juntos nessa luta!

Fonte: Ascom Sintius