A FNU, por meio de sua secretaria da Mulher, repudia o discurso machista e sexista do prefeito de Barra do Piraí (RJ), Mário Esteves, que sugeriu uma política de castração de meninas e mulheres para controle da natalidade.

É um discurso que incita o ódio, misoginia e violência contra a mulher, colocando a mulher com a única responsável pelo controle da natalidade. Vale lembrar que Barra do Piraí é um município do Rio de Janeiro, estado que apresentou alta nos índices de feminicídios e violência contra a mulher em 2022, de acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública.

Além disso, o prefeito ainda afirmou “haja creche para tanta criança”, reforçando também preconceito de classe.

Ao invés do discurso de ódio e preconceituoso, o prefeito deveria promover políticas públicas, em seu município, para possibilitar o acesso à saúde integral da mulher, a promoção da autonomia da mulher, com emprego e renda, e o cumprimento do direito constitucional à educação de qualidade às filhas e filhos de todas as cidadãs de Barra do Piraí.

As urbanitárias e urbanitários reivindicam que a Câmara Municipal e demais autoridades tomem as medidas cabíveis de forma urgente. É pela vida das mulheres!

Não toleramos retrocessos e obscurantismos e somos contra a toda e qualquer fala e atitute misógina que vitima mulheres.

Fora machistas!

Secretaria da Mulher
FNU