Nós do Coletivo Nacional dos Eletricitários sabemos que as informações sobre este triste episódio de desabastecimento ainda são preliminares, mas poderemos tirar lições como quando do Apagão que desligou por 22 dias o estado do Amapá por economia de palito no transformador de uma Subestação de empresa privada.

Cabe a nós alertarmos que o Sistema Elétrico Brasileiro fica mais fragilizado e exposto a catástrofes quando a mentalidade dos gestores das principais empresas é do lucro maximizado, do privilégio à distribuição de dividendos em detrimento de sólidos investimentos para manutenção, operação e expansão do setor. A precarização das condições de trabalho e substituição desenfreada de trabalhadores que carregam consigo a memória técnica do setor elétrico por uma força de trabalho sem de curva aprendizado e muitas terceirizadas, tem outro efeito cruel aos trabalhadores que permanecem na empresa, a sobrecarga mental e o adoecimento.

Para nós que construímos a maior empresa de energia elétrica da América Latina, é duro vermos as notícias que temos lido.

Hoje a nossa única certeza é que mentalidade de uma Eletrobras forte para servir ao Brasil passa necessariamente pela reestatização da Eletrobras.

Leia o Boletim do CNE no link abaixo

ELETROBRAS PRIVADA ASSUME FALHA EM LINHA QUE ORIGINOU APAGÃO