A proposta para a PLR/17 foi finalizada em agosto de 2017 , depois de discutida entre os sindicatos e a Copel. Logo depois foi encaminhada para avaliação do CCEE – Conselho de Controle das Empresas Estaduais, instituído pelo governador Beto Richa, onde aguardou até agora por sua liberação.

Com o tempo passando e os sindicatos e copelianos aguardando ansiosos a confirmação da proposta, a Copel decidiu por liberá-la para apreciação e aprovação pelos trabalhadores, de modo que o acordo possa estar assinado e seguramente firmado antes do fechamento do balanço da empresa de 2017, previsto para o dia 22 de março. A Copel considerou que a metodologia da proposta já é conhecida pelo CCEE.

Reunidos em Curitiba nesta quinta-feira, 1 de março, os sindicatos decidiram por manter o modo de realizar as assembleias sindicais, com votação e resultados unificados.

As assembleias acontecerão em todo Paraná entre 05 e 19/03. A apuração do resultado acontecerá no dia 20, com início as 10 horas, nas dependências da Copel no km 3, em Curitiba.

Nas assembleias os sindicatos querem também mobilizar os copelianos para as negociações da PLR/18. A intenção dos sindicatos é que na negociação os critérios e metas garantam que o percentual de PLR distribuído aos empregados possa chegar a 25% do montante distribuído aos acionistas, que é o teto previsto em lei. O assunto será explicado e detalhado nas assembleias.