Segundo relatos, governo Sunak estuda ‘nacionalização de emergência’ da maior fornecedora de água da Grã Bretanha, que atende 15 milhões de pessoas em Londres e região sudeste.

“O experimento conservador da privatização foi um fracasso devastador”, afirmaram sindicatos britânicos diante da iminente inadimplência da Thames Water, cuja executiva-chefe renunciou na terça-feira, e dos relatos de que ministros do governo Sunak estão preparando uma nacionalização de emergência, assinalou o jornal inglês Morning Star.

Privatizada por Margareth Thatcher em 1989, a Thames é a maior fornecedora de água da Grã Bretanha, atendendo 15 milhões de pessoas em Londres e no sudeste do país com 2,5 bilhões de litros diários de água potável e tratando 4,7 bilhões de litros de águas residuais. Em março, a endividada empresa havia levantado £ 500 milhões sem conseguir deter o colapso da empresa.

“As famílias do Reino Unido foram roubadas por gananciosas empresas de água por muito tempo. Essas empresas obtiveram bilhões em lucros ao destruir nossos rios com esgoto bruto”, denunciou o secretário-geral da central sindical TUC, Paul Nowak.

“Está claro que o experimento de privatização foi um fracasso devastador. Funcionários e contratados agora precisam de uma garantia categórica de que seus salários, pensões e condições serão protegidos”, disse o dirigente nacional do sindicato GMB, Gary Carter.

Leia a matéria completa no site do Jornal a Hora do Povo clicando no link abaixo.

https://encr.pw/kEbGH