Luigi de Magistris foi Procurador público entre os anos de 2002 e 2009, Deputado Europeu entre 2009 e 2011 e prefeito de sua cidade natal, Nápoles, por dois mandatos (2011 – 2021). Tem se destacado no diálogo intelectual e político no quadro da esquerda italiana e europeia, compartilhando aprendizados de sua exitosa experiência como administrador público atento às demandas e dinâmicas dos movimentos sociais de base, associações populares, listas cívicas, entre outros atores e formas de participação popular democrática.

Entre as várias realizações de seus mandatos à frente da complexa cidade de Nápoles, região da Campânia, sul da Itália, o encaminhamento dado ao resultado de um referendo popular nacional realizado em junho de 2011 que contabilizou mais de 30 milhões de votos dos cidadãos italianos afirmando a defesa da água como bem público.

Em uma parceria FNU/CNU e ONDAS apresentamos a entrevista realizada por Patricia Finamore Araújo entrevistou Luigi de Magistris nas dependências da UFRJ no dia 15 de junho de 2023.

ASSISTA: