Os trabalhadores e dirigentes do saneamento estão de parabéns, depois de quatro semanas seguidas de luta no Congresso Nacional, nesta quarta-feira (14/6), foi atingido o número necessário de assinaturas de deputados federais e senadores para que possa ser instituída a Frente Parlamentar Mista em Defesa do Saneamento Público. Até a tarde desta quarta-feira, 200 parlamentares entre deputados e senadores assinaram o pedido de criação da Frente. o número mínimo requerido é de 198 assinaturas.

O trabalho de coleta de assinaturas foi intenso, em um corpo a corpo junto aos parlamentares, visitando gabinetes e solicitando apoio à iniciativa. Foi um trabalho de convencimento sobre a importância da Frente, que deverá ter um olhar social para o saneamento, ou seja, saneamento como direito fundamental à vida das pessoas, e que irá permitir ampliar o debate sobre a importância do saneamento público, universal e de qualidade, com tarifas justas e controle social.

O secretário de saneamento da FNU, Fábio Giori, parabeniza o esforço de todos, em especial aos dirigentes dos sindicatos de urbanitários de todo o país, pelo empenho e garra, e classifica como “uma vitória extraordinária da classe trabalhadora e da sociedade civil organizada, que vai permitir no avanço das lutas e conquistas na universalização do saneamento”.

Pedro Damásio, presidente da FNU, também parabeniza o empenho dos urbanitários e seus parceiros, como as entidades que defendem à água e o saneamento como direitos de todos, e lembra os principais objetivos da Frente, além de desenvolver ações que possibilitem enfrentar o desafio pela realização dos direitos humanos à água e ao esgotamento sanitário, será o de promover a valorização dos prestadores públicos do saneamento básico, sejam eles estaduais ou municipais.

Todo esforço pela criação desta Frente merece ser destacado e valorizado pelo fato de a correlação de forças no Congresso ser muito desfavorável para aqueles que defendem o saneamento público e combatem a privatização.

A Frente Parlamentar, que se configura como mais um espaço de articulação de trabalhadores do saneamento de todo o país e de movimentos populares, contou com a iniciativa dos Deputados Joseildo Ramos (PT BA), Daniel Almeida (PCdoB BA), Guilherme Boulos (PSOL SP), Bohn Gass (PT RS), João Daniel (PT SE), Leonardo Monteiro (PT MG) e Fernando Mineiro (PT RN). (Leia: Requerimento para Frente Parlamentar Mista em Defesa do Saneamento Público).

Lançamento da Frente
Cumprida mais esta etapa, a Frente Parlamentar Mista em Defesa do Saneamento Público já tem data marcada para o seu lançamento: 11 de julho, às 17h, no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados.

A FNU convida a todos que estão junto com os urbanitários nesta luta em defesa do saneamento público a participarem do lançamento.

Vamos mostrar nossa força, capacidade de organização e mobilização!
Saneamento público é compromisso com a universalização e a qualidade dos serviços!

CONFIRA ALGUMAS IMAGENS DESTA LUTA