O Sindicato dos Urbanitários (Sintius) completou 81 anos de fundação no sábado (27), uma das entidades da Baixada Santista, Litoral Sul e Vale do Ribeira com atuação mais longeva na defesa dos trabalhadores e da sociedade.

O surgimento da nossa instituição, na década de 1940, está diretamente relacionado ao crescimento da população das cidades, que passaram a ter necessidades como gás, energia, saneamento e transporte. A oferta e manutenção desses serviços essenciais passavam obrigatoriamente pelo empenho e suor de companheiros da nossa categoria, que se organizavam a fim de garantir melhores condições de trabalho e salários.

Ao longo dessas oito décadas de história, o Sintius se consolidou como uma importante referência no movimento sindical da região e de São Paulo e por atuar nas discussões relacionadas ao saneamento, energia e meio ambiente.

Graças ao empenho e a dedicação da categoria, o Sindicato está instalado em uma sede própria, no bairro Vila Mathias, em Santos, mantém uma subsede em Registro, o que permite a realização de assembleias e outras atividades voltadas para os companheiros do Vale do Ribeira. Além disso, temos a Colônia de Férias Ministro João Cleófas, em Caraguatatuba, um importante espaço de lazer e diversão para toda a família.

O Sintius segue na trincheira do bom combate diante dos inúmeros desafios que são impostos à categoria, como os planos para a privatização da Sabesp, e de justas reivindicações dos urbanitários, que incluem mais investimentos em ações de saúde e segurança, maior valorização salarial da categoria e enfrentamento à precarização da atividade laboral.

A Diretoria do Sintius agradece a confiança e o apoio de todos os companheiros que contribuíram com a instituição ao longo desses 81 anos de vida. Afinal, o maior patrimônio do Sindicato é a categoria. Seguiremos juntos nas lutas contra as arbitrariedades e injustiças praticadas contra a classe trabalhadora e em busca de novas conquistas.

Fonte: Ascom Sintius