O Sindicato dos Urbanitários da Paraíba (Stiupb), através dos seus diretores, participou na manhã desta sexta-feira, 12, na sede do Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB) em Campina Grande, do lançamento da Campanha “Maio Lilás – Pela Liberdade Sindical”, com o objetivo de estimular a participação da sociedade, sobretudo de trabalhadores, em ações de defesa dos seus direitos, inclusive por meio da participação no mundo sindical.

O MPT quer que a sociedade conheça direitos conquistados graças a lutas antigas e também divulgar práticas antissindicais, que devem ser denunciadas.

“Nossa mensagem é o respeito à liberdade sindical, a importância da união e participação de toda a sociedade em ações coletivas para a defesa dos direitos trabalhistas e o reconhecimento de que os direitos já adquiridos – como férias remuneradas, 13º salário, aviso prévio, licença maternidade, etc. – são frutos de lutas antigas”, informou o procurador do Trabalho Marcos Antonio Ferreira Almeida, coordenador Regional da CONALIS/MPT (Coordenadoria Nacional de Promoção da Liberdade Sindical).

“É preciso que a sociedade e os trabalhadores e estejam esclarecidos sobre seus direitos e se sintam encorajados em participar das ações de defesa deles, inclusive por meio da participação no mundo sindical”, acrescentou o procurador do Trabalho Marcos Almeida.

Em sua exposição, o presidente do Stiupb, Wilton Maia Velez, falou das dificuldades em desenvolver a atividade sindical, marcada pela exploração do trabalho, interferências políticas, ingerências de empresas privadas no serviço público, entre outros aspectos.

Wilton destacou as lutas travadas pelo sindicato em defesa dos urbanitários da Cagepa, da Energisa e de outras empresas cujos trabalhadores são associados ao Stiupb.

Confira no vídeo abaixo como foi a explanação do dirigente sindical.

https://www.youtube.com/watch?v=HvE7P6Cgwa0

Representantes de vários sindicatos participaram do encontro, além de vereadores da cidade.

Na Paraíba, a campanha prevê a divulgação de informações e materiais (cards, vídeos) em redes sociais durante todo o mês, além da veiculação de VT de 30 segundos em TVs (vídeo animado do Cordel ‘Maio Lilás’) e de spot em rádios parceiras da Instituição. O Cordel será lançado em parceria com o Cerest de Campina Grande.

Prédios iluminados de lilás

Neste mês de maio, a Sede do MPT-PB, no Centro de João Pessoa e o prédio do MPT em Campina Grande estão iluminados de lilás devido à campanha, que dialoga com a sociedade e com trabalhadores sobre direitos, liberdade sindical e condutas antissindicais, que devem ser combatidas e denunciadas.

Além dos Diretores do Stiupb campinense, dirigentes de outras regiões vieram a Campina Grande e participaram do evento, a exemplo do Diretor Regional do Sindicato nas Espinharas, Cícero Duarte; Valdemar Figueiredo (os dois de Patos), além de Genildo Soares, de Itabaiana.

Fonte: Ascom Stiupb