Instalação de Frente Parlamentar Mista em Defesa do Saneamento Público também foi pauta de conversas 

Representantes da Federação Nacional dos Urbanitários (FNU), Federação Nacional dos Trabalhadores em Água, Energia e Meio Ambiente (FENATEMA) e ONDAS, se reuniram na sexta – feira (14/4), com André Cecíliano, Secretário de Relações Institucionais do Ministério de Relações Institucionais comandada por Alexandre Padilha.

Na oportunidade, os representantes abordaram pautas diversas, entre elas:

1) Manifestar posição favorável aos Decretos 11.466 e 11.467 e a necessidade de preservá-los;

2) Falar da participação da FNU, CNU, ONDAS, FENATEMA, PT, PC do B, PSOL e outros da base como Amicus Curiae na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) impetrada pelo Partido Novo contra os Decretos;

3) Tratar da importância de enfrentar e atuar para evitar a tramitação e aprovação das Propostas de Decreto Legislativo que pretendem sustar os Decretos assinados pelo Presidente Lula, um integrante e outro em parte;

4) Solicitar apoio e informar sobre a criação da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Saneamento Público.

Na avaliação do presidente da FNU, Pedro Damásio, foi uma reunião muito produtiva onde os urbanitários tiveram a oportunidade se apresentar sua posição em defesa das empresas públicas de saneamento e sua luta pela universalização do saneamento.

Frente Parlamentar Mista em Defesa do Saneamento Público

Na quinta-feira (13/4), assessores da bancada do PT na Câmara dos Deputados, da bancada do PSOL, do Deputado Joseildo Ramos (PT da Bahia) do Deputado Daniel Almeida (PC do B da Bahia) e representantes da FNU, Fenatema e ONDAS, se reuniram para tratar da instalação da Comissão Mista em Defesa do Saneamento Público (Câmara e Senado).

Nesta segunda-feira (17/4), as assessorias se reunirão para discutir os encaminhamentos práticos e durante a próxima semana, o requerimento será autenticado em nome de um grupo de parlamentares do PT, PC do B, PSOL e outros que tiverem intenção de ajudar na concretização da Frente.

Nesta mesma reunião foi discutido estratégias para enfrentar a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental impetrada pelo Partido Novo contra os Decretos sobre saneamento assinados pelo Presidente Lula no dia 5 de abril e as Propostas de Decreto Legislativo que visam o cancelamento dos Decretos, um integralmente e outro em parte.

Umas das formas de coleta de assinaturas para constituir a Frente Parlamentar, além de percorrer os gabinetes quando possível, os movimentos deverão buscar os apoios boa Estados.

Também na quinta-feira (13/4), os dirigentes urbanitários tiveram uma conversa com o Líder do PT na Câmara dos Deputados, Zeca Dirceu, para tratar dos decretos.