Na quinta (13/04) a Ministra Chefe da Casa Civil em Exercício, Mirian Belchior, e o adjunto da Advocacia-Geral da União, Flávio Roman, receberam os parlamentares que compõem a Frente Parlamentar Pela Reestatização da Eletrobras e o Coletivo Nacional dos Eletricitários (CNE) para discutirem sobre o futuro da empresa.

Na reunião, foram feitos pedidos de efetividade e urgência nas ações do governo federal para a retomada da Eletrobras pública. Além disso, os participantes denunciaram o processo seletivo para contratação de novos funcionários por meio da empresa TAEQ, que teve o seu contrato rescindido, ontem (12), pela Eletrobras, após críticas do viés ideológico utilizado nas entrevistas.

Os deputados e dirigentes sindicais destacaram ainda o processo desenfreado de demissões tocado pela direção Eletrobras privada. O Coletivo pontuou que os desligamentos dos trabalhadores e trabalhadoras trazem grave risco para o setor Elétrico.

Contrato milionário

Na oportunidade, houve também a denúncia do contrato milionário entre a empresa e a assessoria de comunicação ArtPlan por R$ 47 milhões, com o claro objetivo de atuar junto à mídia contra a reestatização da Eletrobras. Os dirigentes ressaltaram ainda a contratação de assessorias parlamentares para tentar assegurar a rejeição à reestatização dentro do Congresso Nacional.

Foi informado à Casa Civil e à AGU que a Eletrobras tem agendada uma Assembleia Geral Extraordinária para o dia 17 e uma Assembleia Geral Ordinária (AGO) para 27 abril, onde os acionistas vão debater pontos de interesse para a categoria, a exemplo da tentativa de extinção do cargo do representante dos empregados no Conselho de Administração. Nesse sentido, os deputados e representantes do CNE reforçaram a importância da urgência nas ações do governo federal à retomada da Eletrobras.

Os representantes da Casa Civil e à AGU ouviram atentamente as denúncias e os pedidos, definiram pontos focais e prometeram retorno em breve. A Frente Parlamentar e o Coletivo Nacional dos Eletricitários estão organizando outras agendas para tratar da reestatização da Eletrobras.

Estiveram presentes os deputados federais Alencar Santana (PT-SP), Erika Kokay (PT-DF), Lindbergh Farias (PT-RJ), Patrus Ananias (PT-MG), Odair Cunha (PT-MG), Glauber Braga (Psol-RJ), João Daniel (PT-SE) e Mauro Benevides Filho (PDT-CE), além de representantes sindicais de todo o Brasil. (Fonte: Ascom Salve a Energia)

Atualização em 15/4/23
Em 15 de abril de 2023, a assessoria de imprensa da TAEQ enviou mensagem à comunicação da FNU solicitando a inclusão de seu posicionamento, que segue:
“A TAQE informa que essas perguntas, parte de um teste de conhecimentos gerais, foram formuladas em 2020 com base nas informações disponíveis à época e aferem, apenas, o grau de conhecimento dos candidatos sobre temas presentes no noticiário do país, sem qualquer preferência política ou viés ideológico. Por um erro humano, o teste não foi atualizado desde então, visto que é muito pouco utilizado, apenas em 0,13% das vagas publicadas.
Pedimos desculpas por isso e informamos que as perguntas já foram excluídas de nossa base de dados.”