Começou na manhã desta quarta-feira, dia 12 de abril, o 11º Encontro Nacional dos Urbanitários, no Sindicato dos Professores em Brasília.

Mais de 100 delegados e delegadas estão inscritos para participarem dos debates fundamentais para o ramo urbanitário, especialmente neste novo momento do país, onde as instituições democráticas voltaram a funcionar, e há espaço para o diálogo com o governo federal.

Representando o Sindicato dos Urbanitários da Paraíba (Stiupb), estão: o presidente Wilton Maia Velez, além do vice-presidente, Adriano Teixeira, Guilherme Mateus e Gisleide Dantas (que também é Secretária de Mulheres da Federação Nacional dos Urbanitários (FNU).

Gisleide, inclusive, participou do debate sobre o empoderamento das mulheres e da diversidade nos movimentos sindical e popular.

A dirigente paraibana falou sobre a diferença do quantitativo de mulheres no movimento sindical. Defendeu que mais mulheres se apresentem para a luta.

Outras temas estão sendo abordados no evento que segue até o dia 14: a perspectiva do setor de meio ambiente e gás; a luta pela reestatização da Eletrobras; renovação das concessões das distribuidoras de energia; fortalecimento da negociação coletiva e atualização do sistema sindical; aposentadoria especial e representação dos trabalhadores terceirizados e de novas fontes de energias; a privatização da Corsan e a luta dos seus trabalhadores; exposição sobre a proposta de alteração do marco legal do saneamento e os ataques aos planos de previdência complementar realizados pelas empresas privatizadas.

O ENU acontece em um momento fundamental na luta e na organização da categoria urbanitária, pois, os setores estratégicos continuam sendo atacados pelos interesses do capital privado, que a cada dia se se mobiliza para ampliar e consolidar a privatização das empresas públicas de saneamento e impedir a reestatização da Eletrobras.

Fonte: Ascom STIUPB