Começou na manhã desta quarta-feira, dia 12 de abril, o 11º Encontro Nacional dos Urbanitários, no Sindicato dos Professores em Brasília. Mais de 100 delegados e delegadas estão inscritos para participarem dos debates fundamentais para o ramo urbanitário, especialmente neste novo momento do país, onde as instituições democráticas voltaram a funcionar, e há espaço para o diálogo com o governo federal.
O ENU será realizado até o dia 14 de abril e vai debater os seguintes temas: o empoderamento das mulheres e da diversidade nos movimentos sindical e popular; a perspectiva do setor de meio ambiente e gás; a luta pela reestatização da Eletrobras; renovação das concessões das distribuidoras de energia; fortalecimento da negociação coletiva e atualização do sistema sindical; aposentadoria especial e representação dos trabalhadores terceirizados e de novas fontes de energias; a privatização da Corsan e a luta dos seus trabalhadores; exposição sobre a proposta de alteração do marco legal do saneamento e os ataques aos planos de previdência complementar realizados pelas empresas privatizadas.
O ENU acontece em um momento fundamental na luta e na organização da categoria urbanitária, pois, os setores estratégicos continuam sendo atacados pelos interesses do capital privado, que a cada dia se se mobiliza para ampliar e consolidar a privatização das empresas públicas de saneamento e impedir a reestatização da Eletrobras.
Atualização em 15/4/23
?
Confira também:
> 11° ENU foi marcado pela qualidade dos debates e das ideias inovadoras; urbanitários saem mais fortes e unidos!
> Alguns momentos do 11º ENU na Galeria de Fotos
> Primeiro dia do ENU debate meio ambiente, gás e energia e diversidade no movimento sindical
> Marco do Saneamento, aposentadoria especial e previdência complementar foram temas discutidos durante o segundo dia do ENU
> No terceiro dia do ENU, urbanitários debateram o fortalecimento da negociação coletiva e comunicação