Na quarta-feira (22/3) acontece, na Câmara dos Deputados, o lançamento da Frente Parlamentar Mista pela Reestatização da Eletrobras.

O evento será realizado no Auditório Freitas Nobre, localizado no subsolo do Anexo IV da Casa, às 17h, e tem como objetivo ampliar a discussão sobre a retomada do controle acionário da Eletrobras pelo governo federal e garantir ao povo brasileiro segurança energética, soberania nacional e modicidade tarifária.

A atividade será coordenada pelo deputado federal Alencar Santana (PT-SP) e vai contar com a presença de representantes dos sindicatos dos eletricitários e urbanitários de vários estados da Federação, movimentos populares, entidades sindicais e trabalhadores do sistema Eletrobras.

Recentemente, o CNE – Coletivo Nacional dos Eletricitários – emitiu uma nota na qual explica que, a União tem 43% das ações e só 10% de poder de voto (dividindo 10/43, temos 1 ação, 0,23 voto), se comparado a um investidor privado que tenha até 10% das ações ordinárias (dividindo 10/10, temos 1 ação, 1 voto), o que faz com que a União seja um acionista de “quarta categoria, pois seu voto vale, proporcionalmente, menos que ¼ dos demais”. Nesse sentido, “o Estado é um mero telespectador de decisões de terceiros sobre o seu patrimônio”.

O Coletivo, entidade que congrega 34 sindicatos, 7 federações, 1 confederação e 4 associações de trabalhadores, aponta como imprescindível a reestatização da maior empresa de energia elétrica da América Latina, fundamental para assegurar a soberania nacional e para o desenvolvimento econômico e social do Brasil.

Defender a reestatização da Eletrobras é defender o Brasil!

*informações do salveaenergia.com.br