Após três anos consecutivos sem ato de rua em decorrência da pandemia do coronavírus, o Sindae realizará o 23° Grito da Água com a tradicional caminhada saindo do Campo Grande até a Praça Castro Alves. Este evento, que é realizado em alusão ao Dia Internacional da Água, é o maior ato de rua em defesa da água da América Latina e um importante instrumento de alerta à sociedade baiana sobre os riscos do processo de privatização da água.

O Grito da Água teve início em 2001 contra o processo neoliberal de privatização da água patrocinado pelo carlismo e será retomado neste ano com o tema “Água, Saneamento e Meio Ambiente: direitos essenciais de toda a nossa gente”. O objetivo central do ato é chamar a atenção sobre a exclusão do acesso a água pela população pobre, que aumenta quando se privatiza esse bem essencial à vida, e também sobre o desperdício e a preocupante degradação dos mananciais hídricos, que tem levado à destruição de nascentes e rios.

Participam da organização do Grito além da categoria dos (das) trabalhadores (as) do saneamento ambiental, entidades e organizações da sociedade civil, ambientalistas, acadêmicos, estudantes, políticos e trabalhadores (as) de diversos outros segmentos. A tradicional caminhada será realizada no próximo dia 22 de março, com concentração às 14 horas no Campo Grande e saída às 15 horas em direção à Praça Castro Alves.

Ainda dentro da Semana da Água, está previsto no próximo dia 23 de março, às 14 horas, uma Sessão Especial em comemoração ao Dia Munidal da Água na Câmara de Vereadores de Salvador.

Fonte: Ascom Sindae-BA