O ato de renovação da concessão que permite à Cagepa a operação do sistema de água e esgoto de João Pessoa, ocorrido dia 16 passado, na Capital, é o fruto também da nossa luta junto ao Governo da Paraíba sempre em defesa dos serviços públicos de Saneamento.

A afirmação é do presidente do Sindicato dos Urbanitários da Paraíba (Stiupb), Wiltopn Maia Velez: “Durante o processo eleitoral estivemos em encontro com o então candidato a governador João Azevedo, no segundo turno, e manifestamos apoio à sua candidatura, desde que fosse defendida a nossa pauta, além do aproveitamento dos trabalhadores em caso de descontinuidade da prestação dos serviços pela Cagepa”.

O dirigente sindical lembrou que a permissão da continuidade da operação por 30 anos, é um fato importantíssimo nesse momento em que vários estados estão tendo sérios problemas com a privatização das empresas da saneamento, a exemplo do que vem acontecendo no Mato Grosso do Sul, onde a tarifa de esgoto na Capital é 89% maior que no interior do Estado; bem como em São Paulo, etc.

O prefeito Cícero Lucena e o governador João Azevêdo renovaram a concessão que permite à Cagepa a operação do sistema de água e esgoto de João Pessoa. O contrato foi assinado no final da manhã da quinta-feira (16) e permite a continuidade da operação por 30 anos. A reunião ocorreu no gabinete do governador.

“Fico muito feliz pois é muito importante firmar parcerias com visão de futuro. Temos a certeza que esse gesto de não privatização da Cagepa, somado aos investimentos que serão feitos no Município, trarão resultados expressivos. Tenho certeza que este gesto se equipara em importância à própria criação da companhia. Temos que agradecer ao governador pois, juntos, temos conseguido entregar aquilo que foi prometido à população”, afirmou Cícero Lucena.

Durante encontro recente que participou na Bahia, Wilton Maia disse (via remotamente), aos presentes no encontro que o Marco Legal do Saneamento precisava ser rediscutido pelo Governo Federal, considerando que as cidades menores serão penalizadas com a extinção do subsídio cruzado e com investimentos das empresas privadas somente em regiões lucrativas.

EM CAMPINA GRANDE

Também através de luta travada pelo Stiupb, o convênio de exploração dos serviços de água e de saneamento também foi renovado por 30 anos entre a Cagepa e a Prefeitura Municipal.

Fonte: Ascom Stiupb