Após enviar mensagem contundente ao Congresso Nacional, ressaltando a importância de “recuperar a Eletrobras como patrimônio do povo”, o Presidente Lula em café da manhã com jornalistas no Palácio do Planalto foi direto e incisivo. Sem economizar adjetivos, classificou o contrato de privatização da Eletrobras como “quase uma bandidagem”, “lesa-pátria”, “errático”, “irracional” e “maquiavélico”.
Em suas palavras, o presidente ressaltou que “Foi feito quase que uma bandidagem para que o governo não volte a adquirir maioria na Eletrobras. Nós, inclusive, possivelmente o advogado-geral da União, [ele] vai entrar na Justiça para que a gente possa rever esse contrato leonino contra o governo”.

E Lula prosseguiu: “Tanto na participação acionária nós queremos ter mais gente na direção, mais gente no conselho, quanto esse negócio de que você não pode comprar porque você vai pagar três vezes mais caro”. “O que posso dizer é que foi um processo errático, foi um processo leonino contra os interesses do povo brasileiro, foi uma privatização lesa-pátria”.

Inicialmente registramos que o Coletivo Nacional dos Eletricitários concorda plenamente com as declarações do Presidente Lula. Nós do CNE, desde quando foi anunciada por Temer em 2017, denunciamos essa bandidagem que foi a privatização da Eletrobras nos órgãos de fiscalização e controle do Brasil e dos EUA, na grande imprensa e na justiça brasileira.

Aconteceu tudo aquilo que os articuladores criminosos da privatização da Eletrobras mais temiam. Com a mudança de governo, a privatização da Eletrobras passará por um minucioso processo de investigação. A União na condição de maior acionista entrará na justiça para a recuperação dos seus direitos e nessas condições se abrem os caminhos para aquilo que nós eletricitários perseguimos dia e noite: a reestatização da Eletrobras. A AGU precisa ser firme neste momento para defender os interesses do Brasil e terá todo o nosso apoio nas informações que precisar.

Naturalmente as declarações sábias do Presidente Lula provocaram uma reação de toda camarilha que se beneficiou com o crime de privatização da Eletrobras concretizado por Bolsonaro, Paulo Guedes e seus asseclas. O “deus mercado” grita quando é pego com a boca na botija.

Para nós eletricitários, a declaração do Presidente revigora a disposição pra luta pela reestatização da Eletrobras e pela busca incessante de justiça e reparação com responsabilização e política de conseqüências para cada um e da uma que colocaram suas digitais neste crime.

Foi para recuperar a soberania nacional que fomos para as ruas pela eleição do presidente Lula e agora o CNE dará todo apoio ao Governo para que a Eletrobras volte para seu verdadeiro dono, o povo brasileiro. Permaneceremos dentro do Congresso Nacional, reconstruindo nossas frentes parlamentares e nos ministérios, mas estaremos também numa ampla mobilização em todo país, junto com os demais movimentos sociais nas redes e nas ruas. É hora de toda a categoria se engajar de corpo e alma nessa luta.

Depois de anos de resistência, chegou a hora de, em conjunto com o governo popular e democrático do presidente Lula, ir para a ofensiva. Lula Vale a Luta! A Eletrobras Pública vale a Luta!

Fonte: CNE