O 2º Grito da Água Capixaba é uma iniciativa da Associação Intermunicipal Ambiental em Defesa do Rio Formate e seus Afluentes (Asiarfa), em colaboração com o Sindaema e faz alusão ao fevereiro azul.

O fevereiro azul é uma iniciativa da sociedade civil organizada a nível internacional e busca a realização de eventos com a temática da água como bem essencial a toda forma de vida buscando gerar engajamento para e participação social na conferência da água da ONU que ocorrerá em Março, em Nova York, nos Estados Unidos e também permitirá participação virtual.

A ação, ainda, faz parte de uma série de atividades em defesa do Rio Formate, que está em clima de celebração este ano, em razão das obras de macrodrenagem em curso pelo governo do Estado. Este importante rio é o limite natural entre os municípios de Cariacica e Viana e desde os anos 1980 sofre com intensa degradação humana.

O evento acontece no próximo domingo (12), de 15h às 17h, nas margens do rio no bairro Operário, em Cariacica, com concentração na passarela de pedestre e o plantio de espécie nativa como primeira atividade.

Após o plantio simbólico, a programação segue com a Reafirmação do 2º Grito da Água Capixaba, com o Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente (Sindaema-ES) na luta defesa do Saneamento público.

Fonte: Ascom Sindaema-ES