A Federação Nacional dos Urbanitários (FNU) participou, na última semana, da terceira edição dos Diálogos Regionais da Água na América Latina e no Caribe, foi realizada, entre os dias 1 e 3 de fevereiro, em Santiago do Chile, de forma híbrida (presencial e virtual).

A conferência, que foi uma etapa preparatória para a Conferência da Água da ONU 2023, que será realizada de 22 a 24 de março, em Nova Iorque, teve como tema principal a avaliação do cumprimento do ODS 6 (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), que visa garantir a disponibilidade da água e sua gestão sustentável e saneamento para todos, além de alcançar uma transição hídrica sustentável e inclusiva.

Lucas Tonaco

Desta forma, os objetivos do evento, promovido pela Cepal (Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe), foram comunicar e consolidar os compromissos adquiridos para acelerar a implementação do ODS 6 na América Latina e no Caribe, trocar experiências e lições aprendidas para o seu cumprimento e lançar a Agenda de Ação Regional para a Água.

A conferência contou com a participação do secretário de Comunicação da FNU e diretor do Sindágua-MG, Lucas Tonaco, que destacou a importância do tema ser mais amplificado e visto como um direito social e direito humano. Ele ainda ressaltou que “no Brasil, as entidades que defendem o saneamento público e universal, como é o caso da FNU, lutam para a instituição da água como direito humano e para que sejam feitas as revogações necessárias neste período de retrocessos vivido durante o último governo federal. Essas revogações são prementes no marco regulatório do saneamento”.

As sessões dos Diálogos Regionais da Água 2023 são orientadas de acordo com as linhas temáticas da Conferência das Nações Unidas sobre a Água 2023. A estrutura se assemelha aos temas que a conferência da ONU promove: água e clima; água e desenvolvimento sustentável; água e financiamento; água e cooperação; água, energia, alimentos e meio ambiente.

A postagem no Twitter de nossa participação foi replicada pelo membro do alto comissário da ONU, Pedro Arrojo, Relator Especial para os Direitos Humanos à Àgua Potável e Saneamento.

FEVEREIRO AZUL
Neste mês acontece o movimento internacional Fevereiro Azul – Rumo à Conferência da Água ONU 2023, em defesa da água e do saneamento como direitos humanos e por serviços acessíveis a todos, sem discriminação, com gestão pública e controle social. (com informações do Sindágua-MG)