Os eletricitários estão realizando várias reuniões com representantes dos poderes Executivo e Legislativo, em Brasília, com o objetivo de apresentar apresentar as consequências da privatização do setor elétrico para a população de todo o país.

Nesta quinta-feira (26/1), os eletricitários se reuniram com o deputado Túlio Gadelha (Rede Sustentabilidade/PE).

Na oportunidade discutiram com o parlamentar o estado em que se encontra a Eletrobras e suas empresas, e o apoio do partido à reestatização, e também, à integração dos trabalhadores das empresas Eletrobras, como forma de cessar as demissões que ocorrem desde o início do processo de privatização, iniciado no governo Temer e concretizado por Bolsonaro.

O deputado Túlio Gadelha ouviu atentamente e assumiu o compromisso de levar a pauta dos eletricitários até o presidente Lula, bem como de atuar junto às bancadas dos demais partidos, que compõem a base do governo, para a aprovar imediatamente medidas que evitem as demissões.

Agendas serão marcadas pelo deputado junto ao Ministério de Relações Institucionais e Casa Civil para discutir o assunto.

Participaram do encontro os dirigentes sindicais, Wellington Diniz (STIUMA/SINDINORTE) e Josehirton Albuquerque (STIUAM/SINDINORTE).

Ministro Paulo Pimenta

Ainda nesta quinta-feira (26/1), os eletricitários ao lado dos companheiros do MAB – Movimento dos Atingidos por Barragens – estiveram no Palácio do Planalto em reunião com o  ministro-chefe da Secretaria de Comunicação da Presidência, Paulo Pimenta. Na pauta, além da reestatização da Eletrobras, foi discutida a importância de “desnazificar” o MME – Ministério de Minas e Energia.

Na reunião, Cecy Marimon (Intersul – CNE) representou os eletricitários e Gilberto Cervinski pela Coordenação Nacional do MAB.

Agenda no Ministério dos Povos Indígenas

Na quarta-feira (25/1), outra comissão de representantes dos eletricitários estiveram reunidos com a Chefe de Gabinete o Ministério dos Povos Indígenas Jozi Kaingang, a fim de solicitar uma reunião com a Ministra Sônia Guajajara. O objetivo é apresentar também os riscos da privatização da Eletrobras também aos povos indígenas.

Na sequência, os eletricitários estiveram no gabinete do deputado federal Alencar Santana (PT) para afirmar o compromisso com a reestatização da Eletrobras.

Participaram dos encontros de quarta-feira:
. Cecy Marimon (Intersul – CNE);
.Tânia Mota (CNU – STIUMT – FURCEN),
.Mauro Martinelli (STIU DF- CNE),
. Victor Frota (STIU DF – CNE),
. Victor Costa (ASEF – CNE).

Leia também:
Eletricitários reúnem-se com líder do PT na Câmara, deputado Zeca Dirceu: na pauta, a reestatização da Eletrobras