Os(as) urbanitários (as) estiveram representados por Pedro Damásio, presidente da FNU, nesta quarta-feira (18/1), na reunião de sindicalistas (centrais sindicais, sindicatos, federações e confederações), com o Presidente Lula e o Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho.

O encontro, que reuniu cerca de 600 representantes dos trabalhadores, discutiu a negociação sindical e a importância dos sindicatos para a defesa da democracia e demonstrar o apoio da classe trabalhadora ao presidente Lula.

O presidente Lula ratificou compromissos de sua campanha com a valorização dos trabalhadores, com a garantia de direitos trabalhistas e a organização sindical.  Ele enfatizou que “acham que o mundo moderno não precisa de sindicatos. Mas a democracia, quanto mais forte, mais precisa de sindicatos. Para representar os desejos dos trabalhadores” (…) “Não queremos que o trabalhador seja um eterno fazedor de bico. Queremos que ele tenha um sistema de seguridade social que o proteja. E esse sistema, ao invés de fazer por medida provisória, por vontade do presidente, nós queremos construir juntos”.

Na ocasião, o presidente anunciou a criação de um grupo de discussão para tratar de uma política permanente de valorização do salário mínimo.

O ministro Marinho disse que o governo quer “crescer o poder de compra” com o salário mínimo. “Estamos respeitando a previsibilidade da economia. A previsibilidade é importante para o empresariado, prefeitos, governadores, governo federal, instituições da economia, para que nós possamos fazer o que fizemos no primeiro governo do presidente Lula: crescer o poder de compra com o salário mínimo, mantendo a inflação e mantendo o equilíbrio fiscal. Esse é o processo que vamos construir”, salientou.

Segundo o documento assinado na reunião, o governo terá prazo de 45 dias, renovável por mais 45, para formular uma proposta permanente de valorização do salário mínimo. Participarão da elaboração os ministérios de Trabalho e Emprego; Fazenda; Planejamento e Orçamento; Previdência Social; Desenvolvimento, Indústria e Comércio; Secretaria-Geral da Presidência e Casa Civil.

Marinho também afirmou durante a cerimônia que o governo também instalará dois outros grupos de trabalho nos próximos 30 dias:  um para debater a “valorização da negociação coletiva” e fortalecer os sindicatos; e outro para construir uma proposta de regulamentação para trabalhadores por aplicativos.

Urbanitários presentes no encontro

O presidente da FNU, Pedro Damásio, presente no encontro, ressalta o apoio dos urbanitários ao presidente Lula e à sustentação do governo, no sentido de que o programa proposto por Lula para o país possa ser cumprido, conforme foi referenciado nas urnas pela população brasileira. “O fortalecimento das organizações sindicais e sua autonomia na representação da classe trabalhadora, é fundamental”, ressalta Damásio.

O presidente da FNU reforça ainda que “os urbanitários também não mediram esforços para consolidar sua pauta de reivindicações” que, neste primeiro momento, é premente pela reestatização da Eletrobras e pela mudança no marco regulatório saneamento, a fim de preservar a capacidade financeira e operacional das empresas públicas de saneamento.

*com informações da agências de notícias