solenidade de posse da nova diretoria do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria e Comércio de Energia no Estado de Mato Grosso do Sul (Sinergia-MS) será realizada na próxima sexta-feira, dia 9, às 19h, na sede do Sindicato dos Bancários.

A nova gestão foi eleita para o quadriênio 2022/2026, em julho deste ano, com 98,14% dos votos válidos. “É uma grande responsabilidade assumir um sindicato sólido e transparente como o Sinergia-MS. Nossa gestão será focada no respeito e valorização dos trabalhadores. Os desafios são muitos, como não permitir a retirada de direitos”, destaca o presidente eleito, Francisco Ferreira da Silva, que é Técnico de Segurança do Trabalho na Energisa/MS.

A base do Sinergia-MS é formada por cerca de 2.500 trabalhadores que atuam na geração (Elera Renováveis, MSGás, Delta Geração, BEI Brasil), transmissão (Eletrosul, State Gride) e distribuição de energia elétrica (Energisa e terceirizadas) em Mato Grosso do Sul.

Resgate histórico

Para registrar a importância dos eletricitários e da luta sindical em prol da categoria, o sindicato também realizará, no mesmo dia, o lançamento do livro “Sinergia – 40 anos na defesa dos eletricitários de Mato Grosso do Sul”.

A obra retrata a história do setor elétrico, partindo das primeiras instalações em Campo Grande, e resgata a luta do sindicato para alcançar conquistas importantes, como a participação nos lucros, auxílio-creche, tíquete-refeição e outros direitos, desde a década de 80 até os dias atuais.

Greves, protestos, privatizações, reformas e pandemia de Covid-19 fazem parte do resgate histórico. O sindicato foi fundado em 1982, quando a Associação das Indústrias Urbanas de Mato Grosso do Sul, criada por Eduardo Peres e Benjamin Correia, é transformada no Sindicato dos Trabalhadores na Indústria e Comércio de Energia no Estado de Mato Grosso do Sul (STICE). Em 1995, a entidade passa a se chamar Sinergia. Em 1997, volta a ter o nome de STICE e, em 2007, retorna para a Sinergia.

O lançamento do livro, escrito pelos historiadores Eronildo Barbosa e Raquel Anderson, será aberto a toda a população. “É um registro histórico importante não só para a categoria, mas para a sociedade de um modo geral. Não vivemos sem energia, a sociedade depende do trabalho de cada eletricitário, é um serviço essencial”, pontua o diretor do Sinergia-MS, Elvio Vargas.

Serviço

Posse da nova diretoria e Lançamento do livro “Sinergia – 40 anos na defesa dos eletricitários de Mato Grosso do Sul”

Data: 9 de dezembro (sexta-feira)

Horário: 19h

Local: Rua Barão do Rio Brancos, 2652 – Centro (Salão de Festa do Sindicato dos Bancários)

Por: Assessoria de Comunicação do Sinergia-MS