Nos dias 28 e 29 deste mês, Belém do Pará está sendo palco do 1º Simpósio Internacional de Engenharia e Sustentabilidade, promovido pela Mútua-PA (Caixa de Assistência dos Profissionais do CREA), com o apoio da Universidade Federal Rural da Amazônia – (UFRA). Trata-se de um evento completo, com mostra de produtos do Ensino, Pesquisa e Extensão Universitária, apresentação de trabalhos científicos, palestras e mesas redondas, demonstrando, na prática, o retorno à sociedade do que é produzido nas salas de aulas.

O presidente do Sindicato dos Urbanitários do Pará, Pedro Blois, é o moderador da Mesa Redonda sobre “O Marco do Saneamento e os Avanços para a Engenharia”, nesta terça-feira, 29, às 14h30, no Teatro Maria Sylvia Nunes, no Armazém 3 da Estação das Docas, em Belém.

Ao mesmo tempo, será realizado o “Workshop Mútua de Profissionais”, um espaço de intercâmbio entre a vida profissional e os acadêmicos, gerando relações e formando mão de obra qualificada, além da divulgação da importância do Sistema Confea/Crea e Mútua.

Primeiro evento organizado pela Mútua-PA dentro das novas diretrizes do Divulga Mútua, o Simpósio Internacional contará com a presença do presidente da Mútua, engenheiro agrônomo Francisco Almeida, de representantes do Confea, do Crea-PA, e de autoridades do estado. “A Mútua-PA deixa de ser coadjuvante e passa a ser protagonista. Nós que estamos organizando, propondo e mostrando para os profissionais que podemos realizar eventos, levar conhecimento e promover iniciativas de integração e networking entre profissionais”, destaca a diretora geral da Mútua-PA, engenheira ambiental Paula Pinheiro, que está a frente da organização do Simpósio.

As atividades ocorrerão em um dos principais pontos turísticos de Belém: a Estação das Docas. No belíssimo teatro do espaço, toda a programação de palestras, mesas redondas e debates. No galpão externo, um espaço voltado para a divulgação de produtos e serviços, na Feira da Sustentabilidade, que reunirá instituições parceiras, entidades de classe e startups.

“O Workshop da Mútua visa integrar estudantes, da graduação e da pós, com os profissionais e nossos associados, para uma troca de conhecimentos e experiências. Na Feira da Sustentabilidade vamos mostrar a bioeconomia rolando, as transformações da natureza em produtos, que podem ou não ser da Engenharia. Mas o principal objetivo será casar a Engenharia com a sustentabilidade”, sintetiza a diretora da Mútua-PA.

Entre os palestrantes, profissionais do Pará e de outros estados, representantes do Pacto Global, da UNESCO, e da Universidade de Paris. Todo o evento será “Carbono Zero” e sem a utilização de produtos descartáveis. “Vamos discutir ações de sucesso no compromisso com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável” e nosso Simpósio será totalmente em consonância com os ODS.

Fonte: Ascom Stiupa