Um total de 33 dos 35 deputados e deputadas estaduais, que aprovaram o fim da obrigatoriedade de plebiscito sobre a privatização do Banrisul, da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) e do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Rio Grande do Sul (Procergs), são candidatos nas eleições do próximo domingo, dia 2 de outubro.

Um concorre a vice-governador, 6 disputam uma vaga para deputado federal e 26 tentam a reeleição.

Tais parlamentares retiraram o direito do povo gaúcho de decidir sobre o destino dessas três empresas públicas, rasgaram a Constituição Estadual e votaram a favor da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº 280/2019, apresentada pelo deputado Sérgio Turra (PP), da base aliada do ex-governador Eduardo Leite (PSDB), que renunciou em março, fracassou na tentativa de ser candidato a presidente e agora concorre outra vez ao governo do Estado.

A votação ocorreu em segundo turno no dia 1º de junho de 2021. As bancadas do PT, PDT e Psol foram contrárias, além de cinco deputados de partidos que apoiam o governo tucano.

O levantamento foi realizado pela CUT-RS junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e à Assembleia Legislativa, com o apoio do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e do Sindiágua-RS.