Hoje fazem 73 dias de greve vitoriosa que mostra a força da nossa categoria em paralelo ao silêncio mortal adotado pela direção da empresa e pelo governo Helder. A Justiça do Trabalho deferiu o pedido do sindicato e fará a mediação das negociações entre os trabalhadores/as e a Cosanpa. Foi marcado uma audiência de conciliação para sexta-feira, (16/09) às 10h no prédio sede do Tribunal.
Breve histórico da greve:
05/07 Início da greve.
13/07 Sindicato solicitou a mediação do MPT.
21/07 Audiência de conciliação no MPT (não houve acordo e a empresa informou que iria descontar os dias de greve).
25/07 Sindicato entra com ação de tutela de urgência cautelar antecedente do dissídio coletivo de regularidade de greve.
26/07 Foi deferido a tutela de urgência, garantindo impedindo empresa de descontar os dias parados na greve.
29/07 A cosanpa tenta cassar a liminar. A desembargadora manteve a decisão.
08/08 O TRT negou por unanimidade o recurso da Cosanpa.
17/08 Os trabalhadores fecharam a Av. Dr Freitas em frente a Casa Civil. E reúne com o Procurador Geral do Estado, Casa Civil e Cosanpa.
23/08 Os trabalhadores interditaram a Av. Almirante Barroso. E foram recebidos pelo chefe da Casa civil na Assembleia legislativa
25/08 Os trabalhadores interditaram a Av. Governador José Malcher.
05/09 Foi ajuizado o pedido de dissídio de greve.
O dissídio é um pedido para que a justiça do trabalho faça a mediação da negociação das 9 cláusulas do acordo coletivo que são pautas dessa greve da nossa data-base. Greve esta que já poderia ter sido resolvida, porém a vaidade e má vontade da empresa e do governo Helder tem atrapalhado a resolução.
Convocamos todos e todas para sexta –feira às 9h estarem em frente ao TRT para juntos acompanharmos a audiência de conciliação. Mais informações, no decorrer da semana, nas páginas das nossas redes sociais.
Permanecemos em greve porque só quem luta conquista. A luta continua!

Fonte: Ascom Stiupa