O SINDÁGUA reiterou à direção da Copasa, através de ofício ao seu presidente, Guilherme Duarte de Faria, a solicitação para que a empresa garanta a data-base da categoria em 1º de novembro e possamos iniciar rapidamente as negociações do Acordo Coletivo de Trabalho 2022.

Lembramos que foi a própria empresa que solicitou a mudança da data-base de 1º de maio para 1º de novembro, quando assinamos o último acordo coletivo, em 2021. O Sindicato encaminhou a “Pauta de Reivindicações” dos trabalhadores em tempo hábil, para que as negociações sigam sem atropelos e tenhamos o tempo necessário para o atendimento de um acordo que compatibilize os interesses da categoria e da própria empresa.

Este entendimento pode evitar os graves transtornos acontecidos na negociação do Acordo Coletivo de 2019, com impasses que deixaram os trabalhadores por três anos consecutivos sem reajuste, postura totalmente injustificada e que nos levaram, após este longo tempo, a ter o reajuste pleno pelos índices acumulados de inflação, além da garantia dos demais direitos da categoria.

Na ocasião, a empresa insistiu em promover mudanças prejudiciais aos direitos da categoria e implementar cortes, mesmo tendo em nosso acordo a cláusula de “ultratividade”, que assegurava plenamente os direitos até que fosse assinado novo acordo coletivo, demonstrando postura avessa ao diálogo e entendimento, prejudicando os trabalhadores e a própria capacidade operacional da empresa, condição que nos forçou a buscar a garantia de data-base e dos direitos através de ações, vitoriosas em todas as instâncias judiciais.

Solicitamos da empresa a garantia da data-base da categoria, bem como o início das negociações, colocando-nos à disposição para quaisquer esclarecimentos sobre a pauta de reivindicações, para evitarmos impasses prejudiciais aos trabalhadores e à manutenção da prestação dos serviços aos consumidores.

Fonte: Ascom Sindágua-MG