A privatização do Sistema Eletrobras dividiu as empresas, mas o Sintergia manteve-se firme em defesa da categoria já tendo conseguido fechar o ACT da Eletrobras, mas, infelizmente, em Furnas o diálogo tem sido difícil e diante disso a categoria decidiu por uma paralisação por tempo indeterminado a partir do dia 29 de agosto caso não sejam encontradas novas possibilidades de diálogo em torno das cláusulas controversas.
O Sintergia está tentando a mediação pr´[e-processual junto ao TST e haverá nova assembleia no dia 26 de agosto para avaliar o novo cenário, mantendo-se o indicativo de greve por tempo indeterminado.

Eletronuclear para no dia 30
A Eletronuclear, que antigamente integrava as empresas do Sistema Eletrobras, ficou fora da privatização e o governo criou a Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional S.A. (ENBPar) mas sem definir até agora a nova direção, deixando as representações sindicais sem ter com quem dialogar por um lado e trabalhadores e trabalhadoras num verdadeiro limbo, por outro.
Com data-base em maio e sem nenhuma definição até agora, o que os Sindicatos conseguiram foi uma reunião com a empresa, que apresentou uma proposta imoral de reposição de apenas 80% do IPCA, que foi prontamente rejeitada ainda à mesa de negociação.
Diante do impasse, em Assembleia realizada hoje (25 de agosto), a categoria deliberou por uma greve de 24 horas no dia 30 de agosto, em busca de abertura de diálogo e uma definição do governo quanto ao que vai acontecer com essa nova empresa que de mudança só apresentou o nome.

Fonte: Ascom Sintergia-RJ