A Diretoria do Sindicato dos Urbanitários (Sintius) realizou, na manhã desta sexta-feira (dia 5), um protesto surpresa na frente da B. Tobace, em Praia Grande, contra o assédio e a opressão sofrida pelos trabalhadores durante a campanha salarial deste ano.

Uma assembleia foi realizada no local com a categoria, que deliberou pela deflagração de greve, a partir da zero hora do próximo dia 16, caso continue o impasse nas negociações do novo Acordo Coletivo de Trabalho (ACT).

Na tarde de ontem, o Departamento Jurídico do Sindicato acionou o Tribunal Regional do Trabalho da Segunda Região (TRT-2) para pedir a mediação nesse processo.

Os companheiros da B. Tobace defendem o reajuste salarial e no valor dos benefícios com base na inflação acumulada nos últimos 12 meses.

Outra luta do Sintius é que ela pague a cesta básica aos empregados. Além de ser a única contratada pela CPFL Piratininga que não oferece esse benefício aos empregados, essa medida ajudaria a aliviar as despesas familiares. Afinal, a alimentação no domicílio acumula alta de 17,43% em um ano, segundo dados de julho do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15).

Opressão

A Diretoria do Sintius também fez essa mobilização por considerar inaceitável o fato de a B. Tobace demitir dois funcionários durante o período da campanha salarial, bem como as perseguições contra os companheiros, que vêm recebendo suspensões.

Para comprovar a opressão pela qual os companheiros estão passando, a empresa acionou a Polícia Militar, que enviou duas viaturas ao local, em razão da mobilização da categoria. Os agentes da segurança pública apenas constataram o óbvio: que era uma ação pacífica e legítima do Sindicato em defesa dos trabalhadores.

Fonte: Ascom Sintius