Os trabalhadores e trabalhadoras da Cosanpa decidiram entrar em greve por tempo indeterminado a partir da zero hora do dia 5 de julho de 2022, terça -feira.
A deliberação pela GREVE ocorreu nas assembleias realizadas, no dia 28/6, pelo Sindicato dos Urbanitários do Pará nos locais de trabalho, em Belém e regionais. A entidade sindical está tomando as providências legais para a realização da greve, conforme a Lei de Greve (7.793/1989).
Foi publicado o Aviso de Greve à População no Amazônia Jornal, edição de 29/6. No dia das assembleias, 28/6, o Sindicato enviou ofício à direção da Cosanpa informando a deliberação da GREVE. No mesmo documento, o Sindicato se coloca à disposição para negociar a manutenção dos serviços essenciais durante o período da GREVE, bem como nos colocamos abertos ao diálogo no sentido de buscar um acordo de forma negociada e com isso evitar o conflito e a consequente greve. Lamentavelmente, os mais recentes acordos, com seus respectivos avanços e salvaguardas dos interesses e direitos da categoria, têm sido celebrados a peso de greves.
Ao iniciarmos anualmente as campanhas de data-base, visamos o bem-estar dos trabalhadores/as e de suas famílias, sempre buscamos o diálogo, mas entendemos que na falta de uma proposta que atenda as justas reivindicações, resta o caminho da união, mobilização e paralisação dos trabalhos em uma greve forte e participativa, como ocorreram nos últimos anos e em março de 2022.

Fonte: Ascom STIUPA