No dia 5 de julho será realizada a reunião do Coletivo Nacional de Saneamento (CNS) na sede da CUT -Brasília. O Coletivo volta a se reunir presencialmente depois de mais de dois anos de encontros somente no formato virtual.

Na pauta, discussão sobre temas fundamentais que vem afetando os (as) trabalhadores (as) do setor, como, por exemplo, a conjuntura dos processos de privatização e regionalização nos estados.

Outro  ponto fundamental desta reunião será o lançamento do Comitê Popular de Luta dos (as) Trabalhadores (as) do Saneamento.

Parte de uma estratégia de luta da CUT, os Comitês Populares de Luta são um instrumento para mobilizar os trabalhadores para que o Brasil retome o rumo do desenvolvimento, com emprego, renda e justiça social. É também tarefa daqueles que  participam dos Comitês em todo o país, combater as mentiras contadas pelo atual governo de Jair Bolsonaro que ataca as instituições e fere a democracia.

A proposta é que no Comitê dos(as) Trabalhadores(as) do Saneamento seja construída uma agenda de mobilização e organização permanente para defender o saneamento público, universal, de qualidade e com controle social para todos os brasileiros(as), além da defesa intransigente da democracia e  dos dos direitos trabalhistas e sociais.

Audiência Pública sobre a Campanha Sede Zero é parte da agenda 

No dia 6 de junho, será lançada a Campanha Sede Zero, em audiência pública, às 14 horas, na Câmara dos Deputados. A Campanha é organizada pelo ONDAS – Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento – e conta com dezenas de entidades signatárias, entre as quais a FNU.

Neste mesmo dia serão apresentadas e debatidas com a sociedade as propostas que alteram a Lei Nacional de Saneamento – 11.445/07, para acrescentar pontos ligados aos Direitos Humanos à Água e ao Esgotamento Sanitário.

A proposta de alteração da Lei já foi entregue formalmente para parlamentares em Brasília, e quatro Comissões Permanentes da Câmara estão envolvidas: Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público, Comissão de Direitos Humanos e Minorias e Comissão de Legislação Participativa e Comissão de Integração Nacional, Des. Regional e Amazônia.

➡️Clique aqui para saber mais sobre Campanha SEDE ZERO e ter acesso ao manifesto que lança a campanha e às propostas de alteração da Lei Nacional de Saneamento.
Para participar da audiência pública de forma virtual:
➡️
 Interação com participantes pelo e-democracia: https://edemocracia.camara.leg.br/audiencias/sala/2821/
➡️ Transmissão Youtube: https://www.youtube.com/c/C%C3%A2maradosDeputadosoficial