Com o objetivo formar e qualificar lideranças, a Secretaria de Formação do Sinergia realizou nos últimos dias  26, 27 e 28 de maio, o Curso de Formação de Lideranças e, representantes sindicais. A atividade foi realizada na cidade de  Vitória da Conquista, tendo como facilitadores os diretores  Gilberto Santana e Cristina Brito,  além do Educador Popular, Jorge Rodrigo.

“Todo conteúdo deste curso apresenta um panorama completo sobre o movimento sindical. Nosso objetivo é estimular a importância da militância sindical, apontar o papel dos dirigentes na construção da consciência de classe e discutir o fortalecimento das bases sociais da democracia. Não há sindicato forte sem sem a formação dos seus dirigentes”, destacou o diretor do Sinergia e cientista político Gilberto Santana.

CONTEÚDO – Para formar melhor nossas lideranças, o curso abrange temáticas importantes, destacando a  interpretação do mundo atual, o movimento sindical brasileiro e mundial,  o surgimento da luta de classes no mundo, origem do movimento sindical, a formação da CUT, além contar a história de formação do Sinergia, sua posição programática e concepção. “São conteúdos imprescindíveis que ajudam os nossos representantes a desenvolver atividades sindicais, inclusive coordenando assembleias e reuniões com a base com mais conteúdo. Nossa categoria ganha com a formação”, explicou a diretora Cristina Brito.

O Sinergia vai seguir organizando mais atividades de formação. A avaliação do curso, feita pelos participantes, foi extremamente positiva. “O que tenho para falar desses dias de formação. Primeiro parabenizar pela organização e segundo agradecer  a Gilberto, Cristina e Jorge Rodrigo pelo compartilhamento dos conhecimentos. Falar ainda que foi uma experiência adquirida que será muito importante para aplicação no dia a dia como sindicalista. E não menos importante, a interação com os companheiros das diversas áreas, fortalecendo a interação e contribuindo nos ensinamentos. Só tenho GRATIDÃO”, avaliou o representante sindical, Marcos Matias.

Fonte: Ascom Sinergia-BA