No dia 18 de maio aconteceu a primeira reunião de negociação da data-base 2022 dos trabalhadores e trabalhadoras da Cosanpa. Uma comissão de representantes da empresa, formada por cinco pessoas, foi à mesa se limitar a propor que a negociação da data-base 2022 fosse transferida para o mês de novembro de 2022. Os representantes do Sindicato rechaçaram de imediato essa proposta absurda e reiteraram a Pauta de Reivindicações deliberada pela categoria.
Em 24 de maio, terça-feira desta semana, as partes tiveram a segunda rodada de negociação. Os interlocutores da Cosanpa apresentaram proposta de aplicar o percentual da inflação no tícket-alimentação, porém de forma parcelada de três vezes, nos meses de maio, agosto e outubro.
A proposta da Cosanpa, porém, é de congelar o valor do piso salarial e discutir as demais cláusulas econômicas em outubro, incluindo o reajuste nos salários. Outra vez a comissão do Sindicato disse não a essa proposta, deixando claro que a proposta dos trabalhadores e trabalhadoras é de reajuste de 12,47%, referente ao INPC calculado pelo IBGE dos últimos 12 meses, de maio de 2021 a abril de 2022, em todas as cláusulas econômicas e ganho real no percentual de 10%.
Retroativo/Data-base 2021
A proposta da Cosanpa não fala no retroativo da data-base 2021, mas os representantes dos trabalhadores/as reforçaram o Termo de Compromisso selado na greve de março deste ano, no qual diz que o retroativo do reajuste salarial e vale-alimentação de 2021 serão negociados juntamente com a data-base de 2022.
A terceira rodada de negociação entre Sindicato e Cosanpa acontecerá nesta terça-feira, 31 de maio, às 15h, na Presidência da empresa. Ficou definido que as reuniões acontecerão sempre às terças e quintas-feiras.
Habilidade e Competência
Nossa expectativa é de que a comissão da Cosanpa coloque a mão na consciência e veja que a data-base dos seus empregados é 1 de maio e tenha habilidade e competência para atender as justas e legítimas reivindicações da categoria. Em breve, chamaremos assembleia para socializar informações e deliberar a luta para a data-base 2022. Vamos em frente, a luta continua!

Fonte: Ascom Stiupa