Cerimônia foi realizada na noite de quarta-feira (18), com a presença de sindicalistas e convidados. Mandato é de quatro anos. Novo presidente reafirma compromisso de retorno ao projeto Sinergia CUT para fortalecer a luta de classes

Eleita por aclamação em assembleias realizadas em abril, a nova direção do Sindluz Bauru tomou posse na noite da última quarta-feira, na sede do Centro Sindical da CUT na cidade. A cerimônia contou com a participação da nova direção, além de sindicalistas como Marcelo Fiorio (direção Nacional da CUT), Carlos Alberto Alves (presidente do Sinergia CUT) , Claudinei Ceccato (presidente do Sinergia Campinas), Flávio Coutinho (coordenador da Subsede da CUT Bauru), entre outros convidados.

Durante a posse, Carlos Alves lembrou da história de luta e da importância de Bauru para a categoria energética e do fortalecimento da nova direção do Sindluz principalmente nesse momento de crises – sanitária, política e econômica – e de ameaças que estamos vivendo.

Em seguida, Claudinei Ceccato disse que a unidade na luta e o diálogo dos sindicatos se tornam uma ampla frente de resistência aos ataques dos direitos e às conquistas das trabalhadoras e trabalhadores, principalmente aos benefícios dos planos de previdência vigentes.

Já Marcelo Fiorio resgatou a história de luta daquela região e da estratégia cutista para o fortalecimento da luta pela manutenção e ampliação de direitos da classe trabalhadora, e também por uma sociedade mais justa e democrática no Brasil.

Novo presidente destaca importância da unidade dos sindicatos

O presidente do Diretório do PT Bauru, Claudio Lago, em sua manifestação ressaltou a importância dos sindicatos para manter e aprimorar a democracia e combater o fascismo. Representando a gestão que encerrou o mandato, Jesus Francisco Garcia agradeceu o apoio da diretoria anterior e desejou boa sorte à nova direção que assume o Sindiluz até 2026.

Ao final, o novo presidente, Geraldo Braga, agradeceu a confiança da base na nova direção, destacou a importância da unidade dos sindicatos e o papel fundamental do Sinergia CUT no avanço da liberdade e da autonomia sindical na prática. Também destacou o verdadeiro papel da entidade sindical na representação e organização da classe trabalhadora, principalmente na defesa do emprego diante do momento que enfrentamos no país.

Falou ainda da necessidade e do papel do movimento sindical para conscientizar a categoria do seu papel nas disputas que teremos este ano com as eleições de outubro, destacando a importância de eleger representantes do povo na defesa dos seus interesses. Ao encerrar, reafirmou o compromisso de retorno do Sindluz ao projeto Sinergia CUT para fortalecer a luta de classes.

Fonte: Ascom SindLuz Bauru