Na tarde da terça-feira, 12, centenas de trabalhadores da Neoenergia, representantes do sindicato e parlamentares realizaram uma manifestação em frente à Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) contra o desligamento arbitrário de 45 profissionais da empresa.

No plenário da Casa, a deputada Arlete Sampaio (PT) criticou duramente as demissões dos trabalhadores da Neoenergia e informou que em reunião com dirigentes do STIU-DF e a Procuradora-Geral do DF (PGDF), Ludmila Lavocat Galvão, pediu urgência na apreciação do projeto de lei que determina o aproveitamento dos profissionais da antiga CEB Distribuição.

O deputado Chico Vigilante (PT) sugeriu a incorporação dos trabalhadores à CEB IPES. Ele disse que a CEB Iluminação Pública “está precisando de gente”.

Outros parlamentares se solidarizaram com a categoria e cobraram uma ação do governo do Distrito Federal para impedir as demissões dos trabalhadores.

Vitória da categoria

Na ocasião, a deputada Arlete Sampaio comunicou que foi protocolado na Casa um requerimento para transformar a Sessão Plenária do dia 20 de abril, quarta-feira, em Comissão Geral, com o objetivo de realizar um “debate com apresentação de dados, ações e desafios para o enfrentamento da situação dos empregados públicos da extinta Companhia Energética de Brasília – Distribuição (CEB-D)”.

O requerimento ressalta que cumpre a “Casa discutir e se solidarizar com o grupo de trabalhadores e trabalhadoras, que foram surpreendidos com o aviso de demissão, sem possibilidade de discussão e negociação seja com a Direção da Neoenergia, seja com a CEB Holding”.

O STIU-DF destaca que o momento requer unidade e mobilização de toda a categoria da Neoenergia Brasília.

Fonte: Ascom Stiudf