A EQUATORIAL está descumprindo Acordo Coletivo da categoria no que se refere a Participação nos Lucros e Resultados – PLR. Já no quarto mês do ano e a empresa ainda não divulgou as metas para 2022, além de outros problemas relacionados ao acompanhamento das metas durante o ano.

Esse mesmo problema ocorreu em 2021, quando a empresa também informou as metas com atraso, prejudicando seu cumprimento durante o restante do ano.

Além disso, a empresa está impondo metas que não são da responsabilidade da equipe envolvida, mas sim de empresas terceirizadas, nas quais o/a trabalhador/a não tem qualquer ingerência ou possibilidade de cumprimento.

Outro grave problema em relação a PLR é a mudança da forma de cálculo durante o processo, o que impossibilita qualquer tentativa de cumprimento, já que as regras do jogo são modificadas durante o próprio processo, sem qualquer transparência.

O Acordo Coletivo de Trabalho – ACT da categoria prevê que: “2.1. As regras definidas neste Acordo foram objeto de negociação entre a EQUATORIAL ALAGOAS, o SINDICATO e todos os TRABALHADORES, sendo claras e objetivas, acessíveis a todos os participantes, facilitando o controle e acompanhamento por parte dos mesmos.”, no entanto, ao contrário do que prevê o ACT, a empresa não dá a devida transparência ao processo, dificultando seu acompanhamento.

O Sindicato está enviando ofício a EQUATORIAL, solicitando urgente reunião, visando esclarecer esses pontos, para que a categoria possa acompanhar todas as metas durante todo o ano, tendo a oportunidade de atingir aquelas metas que, por ventura, estejam abaixo do esperado.

A categoria espera o fiel cumprimento do ACT por parte da empresa, sendo imprescindível esses ajustes, para que se possa garantir que todos/as os/as trabalhadores/as possam receber a PLR e, não apenas, uma pequena parcela.

 

Fonte: Ascom Sindicato dos Urbanitários de Alagoas