Atualiazação em 22/2/22 (20h) – Leia: Acionistas aprovam privatização da Eletrobras, mas processo ainda depende de aval do TCU

A Eletrobras (ELET6) suspendeu a assembleia geral extraordinária para aprovar a privatização da estatal, com 12 pontos na pauta, nesta terça-feira . Pouco menos depois de duas horas do início, a empresa teve que suspender após críticas por um acionista presente.

Na pauta está o aumento de capital através de uma nova oferta de ações, que vai diluir a parte do governo federal para 45% – assim, o governo federal deixa o controle e começa a desinvestir em Eletrobras. Esse processo tem sido altamente controverso por diversos players – partidos políticos tentam impedir a venda, e tentaram impedir que a assembleia se reunisse hoje.

A previsão é que a Assembleia não termine hoje, mesmo se for retomada. São 12 itens na pauta, e todos precisam ser aprovados para permitir que a privatização avance. Se permitido, o Conselho de administração deve definir o preço e o cronograma do aumento de capital, que ocorre até maio.

Há uma reestruturação em curso da própria Eletrobras, com a criação da ENBPar (Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional), que deverá se tornar dona da Eletronuclear e da Usina de Itaipu. Estão previstas mudanças no estatuto social e a criação de uma golden share para o governo. As ações da Eletrobras operam próximos do zero nessa terça: ELET3 sobe 0,82% para R$ 34,14 e ELET6 sobe 0,62% para R$ 33,85.

Fonte: Economia em pauta