Os trabalhadores da Copasa em todo o Estado estão realizando assembleias, em que nos posicionaremos sobre esta proposta prejudicial da direção da Copasa, que pretende comer não apenas nossos salários e direitos, mas afiar o facão para fazer demissões em massa.

Convocamos todos os trabalhadores para comparecerem na grande ASSEMBLEIA na Regional da Copasa.

Vamos mostrar nossa unidade e disposição de luta, para preservarmos nossos direitos, salários dignos e defender a própria Copasa contra esta direção que sucateia e acaba com a imagem da empresa, praticando todo tipo de irregularidade, com o propósito entreguista de passar o patrimônio público do Estado para a iniciativa privada.

O SINDÁGUA demonstrou em reunião da Diretoria Plena e em live com participação de mais de 2.900 pessoas os graves prejuízos da proposta da Copasa para “quitar” seu passivo com os três acordos coletivos de trabalho represados desde 2019.

Compartilhamos com toda a categoria uma planilha, que demonstra grandes perdas no pagamento das diferenças salariais e dos demais benefícios, além de extorsão gritante de contribuições para o FGTS, INSS, Libertas.

Apresentamos também abaixo os principais apontamentos do DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-Econômicos). Se consideramos um acordo aprovado com esta proposta até outubro, os trabalhadores perdem o equivalente a 2,36 salários, que chega a 2,59 remunerações ao contabilizarmos 13º salário e 1/3 de férias. Se o acordo for aprovado com reajustes pelo INPC na data-base, a perda de massa salarial é de 1,04 remuneração e de 1,17 remuneração, considerando 13º salário e férias.

Uma correção na data-base de maio/2021 para acertar os três acordos, desde 2019, precisaria de um reajuste de INPC acumulado de 10,87%, considerando os 4,48% creditados em janeiro de 2020.

Com o INPC acumulado até outubro/2021, o reajuste deveria ser de 17,47%.

A proposta da empresa nos prejudica em nossa data-base, empurra nosso próximo acordo para novembro de 2022, além de insistir em acabar com a garantia de emprego e com o acordo extraordinário da PL Linear.

Fonte: Ascom Sindágua-MG