Trabalhadores da ativa e aposentados da Cesan enviaram mais de 100 questionamentos ao Sindaema sobre o futuro da Faeces, através de link disponibilizado no site do sindicato. A entidade sindical encaminhou as perguntas à Fundação e cobra respostas o quanto antes.

Os trabalhadores estão temerosos com a situação da Faeces, que teria recebido repasses vultuosos da Cesan referentes aos PCRs e promoções, e ainda estão sem os devidos esclarecimentos esclarecimento sobre o problema do plano de previdência complementar.

O Sindaema também solicitou à Fundação e à Cesan todos os documentos referentes ao tema, incluindo os termos aditivos e atas de aprovação dos repasses no Conselho de Administração, a fim de apurar as respectivas responsabilidades dos diretores da fundação e da Cesan e conselheiros de administração que aprovaram tais transferências. Segundo a Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), esses repasses seriam irregulares e portanto os valores teriam de ser devolvidos.

Após apuração dos documentos e análise jurídica, o Sindaema, representando os interesses dos trabalhadores, poderá acionar o Ministério Público para denunciar as supostas irregularidades.

O Sindaema reitera, mais uma vez, a necessidade da Fundação fazer visitas às unidades e reuniões online para esclarecer os fatos.
Faeces e Cesan precisam se pronunciar de forma clara para esclarecer as dúvidas dos trabalhadores.