Cercada por grande expectativa, a primeira rodada de negociação da campanha salarial 2021/2022 foi realizada nesta sexta, 10, em Recife. Com um debate intenso entre as bancadas, o encontro não resultou em propostas concretas por parte dos representantes patronais. Diversos itens pendentes nas mesas específicas foram debatidos no início da rodada para que fossem ajustados nas negociações locais.

Sobre o resultado da reunião, apesar do grande esforço da bancada sindical, os debates não resultaram em formulação de propostas concretas, já que a Neoenergia condicionou a apresentação de números apenas a uma proposta em bloco. “Podemos considerar a reunião com um resultado final frustrante, uma vez que há diversas cláusulas que consideramos importantes e não teve da Neoenergia sensibilidade para evoluir”, lamentou o coordenador da Intersindical, José Fernandes.

DISCUSSÃO EM BLOCO

Como não houve consenso entre as bancadas na maioria das cláusulas discutidas, nem acordo na sugestão da Neoenergia em realizar a formulação de uma proposta em bloco, a rodada não resultou em números apresentados. “Sabemos da ansiedade dos trabalhadores em saber o percentual de reajuste, empréstimo, piso salarial, ticket, em especial essas cláusulas que resultam em dinheiro no bolso, mas não podemos aceitar um processo em que outros itens fossem secundarizados. É preciso, portanto, haver cautela para assegurar uma boa negociação e, dessa forma, se chegar a um bom acordo”, explicou Fernandes.

Curioso é que a falta de sensibilidade da Neoenergia contradiz o discuso de que está disposta a fazer uma campanha com celeridade. Além disso, os números alcançados pela holding são extremamente favoráveis, inclusive com crescimento no segundo trimestre em mais de 130% do lucro líquido, quando comparado ao mesmo período do ano anterior.

Sem consenso e sem proposta apresentada, foi definido o indicativo de ser realizada uma nova reunião de negociação nos dias 25 e 26 de outubro.

A Intersindical foi representada pelos dirigentes José Fernandes e Pedro Damásio – (Sintern/RN, Roberto Palma, Josenildo Rodrigues, José Hollanda – Sindurb/PE, e Dailton Cerqueira e Paulo de Tarso – Sinergia/Ba.

ENCAMINHAMENTOS

Diante da situação de entrave nas negociações, tanto nas mesas específicas e na mesa unificada, a posição da Intersindical é de realizar assembleias de caráter informativo e mobilizatório nas três empresas. O objetivo é informar a categoria e definir encaminhamentos com os trabalhadores.

AS ASSEMBLEIAS DEVEM SER REALIZADAS NOS TRÊS ESTADOS (BAHIA, PERNAMBUCO E R.G. DO NORTE) ENTRE OS DIAS 18 À 22/10.