Esteliano Gomes Neto é o novo presidente da Federação que, por unanimidade e ao lado de 26 dirigentes de vários sindicatos, assume mandato até 2025

Depois de um dia inteiro de exposições e debates, em mais de oito horas de videoconferência com convidados e especialistas, nesta quarta-feira (29), delegados e delegadas eleitos para o 1º Congresso Extraordinário da Fruse (Federação Interestadual dos Urbanitários do Sudeste), elegeram a nova direção da entidade para mandato de quatro anos.

A chapa única inscrita, depois eleita por unanimidade de urbanitários e urbanitárias dos estados de São Paulo, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, é formada por 26 dirigentes de vários dos catorze sindicatos filiados à Federação.

O processo da eleição foi encaminhado pela Comissão Eleitoral, eleita ainda pela manhã, também por unanimidade, tendo Carlos Alberto Alves (Sinergia CUT) como presidente, junto com as dirigentes sindicais Rosana Gazolla e Rosana Grigoletto.

“Momento mais importante”

Antes de encaminhar a votação para a nova direção da Fruse, o então presidente, Marcelo Fiorio, ressaltou que “chegamos ao momento mais importante desse Congresso”. Em seguida, apresentou uma sistematização geral dos próximos desafios da nova gestão da Fruse CUT, como propostas de resolução das principais diretrizes para o planejamento estratégico, político e organizacional da Federação. A proposta, colocada em votação, foi aprovada por unanimidade.

A última mesa do Congresso da Fruse, que conduziu a eleição, foi assumida pela Comissão Eleitoral. Carlos Alberto Alves, como presidente da Comissão, destacou a importância da chapa única inscrita e sem nenhum pedido de impugnação.

Em seguida, Fiorio explicou o mote “Unidos e Organizados Somos Mais Fortes”, que surgiu para fortalecer o ramo urbanitário no Brasil todo, com a criação das federações regionais. Depois de um histórico da organização da Fruse, diante do desafio de criar a federação dos quatro estados da região sudeste nos últimos anos.

Destacou que, até esse 1º Congresso Extraordinário, a Fruse saltou de seis para catorze sindicatos no sudeste, incorporando assim novos nomes na direção que vai liderar a Federação. Agora, com cota mínima de 30% de mulheres e inclusão de dirigentes que combatem o racismo.

“Até agora, fomos uma direção provisória. A partir de hoje, temos uma direção de fato, com amplo debate e discussão entre os sindicatos para debater a importância de ter mais lideranças para organizar, planejar e avançar na luta dos urbanitários da região sudeste, uma das principais federações cutistas”, afirmou Fiorio, para depois apresentar a chapa.

“Combater as desigualdades e defender a democracia”

Esteliano Neto, que liderou a chapa única, afirmou que a nova direção tem “muita responsabilidade em suceder a história de luta e os desafios futuros da Federação, diante dos ataques ao movimento sindical, das tentativas de privatização, da terceirização, do aumento do desemprego e das inovações tecnológicas”.

E continuou: “Vamos à luta também pela soberania nacional, tão ameaçada, com muita organização e sempre na vanguarda em defesa da democracia brasileira. Precisamos estar unidos, fortes e organizados, sem abandonar jamais o combate às desigualdades, incluindo as mulheres, os jovens, os negros e os LGBTQIA+, para construir igualdade dentro do movimento sindical também”.

Para finalizar, alertou que “juntos com a CUT, e interligados com as várias categorias do setor urbanitário, vamos fortalecer nossa união e organização para fazer a diferença”.

Eleição por unanimidade

Em seguida, o presidente da Comissão Eleitoral, Carlos Alberto Alves, abriu o processo de votação. A chapa foi eleita por unanimidade e formalmente empossada como a chapa vitoriosa para assumir o mandato até 2025.

No encerramento, Esteliano Neto agradeceu a todas e a todos e aproveitou para chamar a apresentação de um vídeo em homenagem à história de luta de Marcelo Fiorio, agora ex-presidente da Fruse, mas que continua dirigente do Sinergia CUT e da CUT Nacional. Emoção no plenário define. “Valeu por você existir, amigo”…

Conheça a nova direção da Fruse – mandato 2021 a 2025

  1. Presidente: Esteliano Pereira Gomes Neto – SINERGIA CAMPINAS SP
  2. Vice-Presidente: Hélio José Anomal Almeida – STAECNON RJ
  3. Secretário Geral: Aparecida Elvira Tonetto Zanoni – SINERGIA PRUDENTE SP
  4. Secretário de Administração e Finanças: Elianderson Bernardes França – SINERGIA ES
  5. Secretário de Energia: Emerson Andrada Leite – SINDIELETRO MG
  6. Secretário de Gás: Wilson Laércio Chini SINERGIA GASISTA SP
  7. Secretário de Saneamento: Renan Roncolatto Pereira de Almeida – SINDAE CAMPINAS SP
  8. Secretária de Meio Ambiente: Rosemary Almeida Cordeiro Castro – STAECNON RJ
  9. Secretário de Comunicação: Luiz Carlos dos Santos – SINERGIA CAMPINAS
  10. Secretário de Organização e Política Sindical: Tayon Fernando Moura Braatz Santos Rodrigues – SINERGIA CAMPINAS SP
  11. Secretário de Formação Sindical: Mario Macedo Netto – SINERGIA CAMPINAS SP
  12. Secretário de Combate ao Racismo: Edivaldo Barroso da Silva – SINDAE CAMPINAS SP
  13. Secretário de Juventude: Rafael Messias de Magalhães – SINERGIA GASISTA SP
  14. Secretário de Saúde do Trabalhador: Marcelo Angelo Zeni Serafini – SINERGIA ES
  15. Secretária da Mulher Trabalhadora: Elvira Caetano de Oliveira Barbato – SINERGIA PRUDENTE SP
  16. Secretário de Relações Internacionais: Claudinei Donizeti Ceccato – SINERGIA CAMPINAS SP
  17. Secretário de Relações de Trabalho: Eduardo dos Santos Machado – STIEEN RJ

SUPLENTES

  1. Elza de Fatima Rodrigues de Oliveira – SINDIELETRO MG
  2. Rodnei dos Santos – SINDAE JUNDIAÍ SP
  3. Elias Perrotti da Silva – SINERGIA SINDERGEL LITORAL SP
  4. Denise Marques Souza – SINDAE CAMPINAS SP
  5. Geovan Aguiar Teles de Assis – SINDIELETRO MG

CONSELHO FISCAL – TITULARES:

  1. Antonina Mateini – STIEEN RJ
  2. Cibele Granito Santana – SINERGIA CAMPINAS SP
  3. Rogério Aparecido Rosa – SINERGIA ARARAQUARA SP

CONSELHO FISCAL – SUPLENTE

  1. Rosilene Rosário Alves – SINERGIA ES

Por Comunicação FNU/CNU e Comunicação Sinergia CUT

LEIA TAMBÉM:
Congresso Extraordinário da Fruse começa com debates sobre desafios do ramo urbanitário, análise de conjuntura e busca de alternativas paras as lutas do movimento sindical

Em debate, especialistas alertam sobre desafios do setor energético e apontam falhas do governo federal