O SINDÁGUA encaminhou ofício à direção da Copasa em que solicita a reabertura urgente do processo de negociações coletivas, de forma a tentarmos resolver as pendências dos acordos coletivos de 2019, 2020 e 2021, além do pagamento da PL Linear dos mesmos períodos, já que temos decisões judiciais acolhendo o pleito dos trabalhadores e que a demora nas soluções apenas retarda o compromisso da empresa em cumprir com os direitos dos trabalhadores.

Reafirmamos a necessidade do atendimento desta demanda para reparar a grave situação enfrentada pelos trabalhadores, que continuam com a atualização salarial represada e diante de uma evolução maior dos índices inflacionários.

Tal condição estabelece dificuldades para os trabalhadores honrarem seus compromissos de manutenção familiar. Destacamos ainda que tal dificuldade repercute sobre os trabalhadores, podendo impactar a qualidade dos serviços prestados pela empresa à população, devendo ser reparadas as condições que permitam o pleno exercício na atividade profissional.

A solução de conflito se mostra necessária diante das decisões judiciais, de forma a não atrasar uma reparação que possa trazer um clima de tranquilidade e de normalidade funcional dentro da empresa, para que todos cumpramos nosso dever com o mesmo empenho, competência e responsabilidade.

A situação econômica e os próprios resultados operacionais demonstram que a Copasa tem plena condição de nos atender neste pleito, pacificando as relações de trabalho dentro da empresa.

Fonte: Ascom SINDÁGUA-MG