Um ano depois do primeiro caso de Covid-19, o Brasil caminha aceleradamente para a marca de 260 mil mortos sem que exista no horizonte imediato a expectativa de reversão desse quadro. Com mais de 1 mil óbitos diários, a média móvel de mortes só aumenta. Isso significa a queda de pelo menos quatro aviões Boeing 787 todos os dias.

É preciso controlar a pandemia, cessar a mortalidade e tornar possível o retorno à normalidade no país.. Esse é o grande desafio dos governos, do SUS e deve ser de interesse de toda a sociedade. Sobre esse tema, a Cátedra Celso Furtado e o Instituto Walter Leser, da Sociologia e Política – Escola de Humanidades, realiza debate online com o governador do Maranhão, Flávio Dino; o prefeito de Araraquara, Edinho Silva; o ex-presidente da Anvisa, Gonzalo Vecina; o professor de economia e presidente do Conselho Federal de Economia, Antonio Correa de Lacerda;o médico sanitarista, Claudio Maierovitch, e também ex-presidente da Anvisa e a Procuradora Regional do
Trabalho e Vice-Coordenadora do GT COVID-19 do MPT Márcia Kamei Aliaga. Eles vão se manifestar como vêm a atual situação da pandemia no Brasil e as formas de combatê-la. O evento acontece na próxima sexta-feira, 5 de março, às 16h, com transmissão pelo canal do youtube da Sociologia e Política – Escola de Humanidades. O link é bit.ly/SituacaoPandemia.
Participações confirmadas:

Flávio Dino – Governador do Maranhão
Edinho Silva – Prefeito de Araraquara

Antônio Corrêa de Lacerda – Economista, professor-doutor e diretor da FEA-PUCSP e presidente
do Conselho Federal de Economia (Cofecon)

Aparecida Linhares Pimenta – Médica sanitarista, ex-secretária de saúde de Bauru, Santos, Amparo
e Diadema e atual Secretária Executiva do do Conselho de Secretários Municipais de Saúde de São
Paulo – COSEMS

Cláudio Maierovitch – Médico sanitarista, ex- presidente da ANVISA e Pesquisador da FIOCRUZ-
Brasília

Gonzalo Vecina – Médico sanitarista, ex-presidente da ANVISA e professor da Faculdade de Saúde
Pública e da FGV-SP

Márcia Kamei Lopez Aliaga – Procuradora Regional do Trabalho, coordenadora nacional da
Coordenadoria de Defesa do Meio Ambiente de Trabalho (Codemat) e Vice-coordenadora do GT
COVID-19 do Ministério Público do Trabalho (MPT)