O governador Romeu Zema MENTE para o povo mineiro!

O povo mineiro já conhece os vídeos divulgados pelo governador de Minas Gerais falando mal das empresas públicas que ele tem a obrigação de garantir que funcionem bem. Declarando-se incompetente para geri-las, Zema tem afirmado que a solução é privatizar. Além do evidente discurso ideológico, a estranheza com o fato de falar mal de um patrimônio público pelo qual ele deveria zelar e a desvalorização que o próprio governador e empresário promove das empresas que pretende vender, ainda há um fato mais grave: o governador mente para a população mineira.

Romeu Zema mente ao dizer que, ao privatizar a Cemig, os investimentos em energia elétrica aumentarão. Não é verdade. Em resumo: os investimentos na distribuição de energia elétrica são regulados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), e são embutidos na tarifa de energia. Assim, quem paga os investimentos em energia não é o investidor benevolente que o governador tanto aprecia, mas o próprio consumidor de energia.

Funciona assim: a empresa cria um plano de investimento para vários anos, pega dinheiro emprestado em bancos e investe neste plano. Quando ocorre a revisão tarifária periódica, a empresa apresenta à ANEEL os investimentos que realizou, e a agência autoriza um reajuste que permita remunerar o investimento e, consequentemente, pagar ao banco pelo empréstimo.

Entendemos que o governador foi eleito prometendo privatizar o patrimônio público dos mineiros. Entendemos, também, que o partido dele, o Partido Novo, cobra que se cumpra o que prometeu. Como um partido de empresários, o Novo certamente tem interesse em retirar as empresas públicas das mãos dos mineiros e repassar a empresários.

Também entendemos que quem comanda a Cemig hoje é uma horda de empresários de São Paulo enviados pelo partido do governador. O que não entendemos: por que, para cumprir seus compromissos de campanha, o governador mente ao povo mineiro? Se quer debater, deveria debater com honestidade e transparência, sem meias verdades e mentiras inteiras.

Governador, pare de mentir sobre as empresas públicas que pertencem ao povo mineiro. Pare de mentir sobre a Cemig.

Nos ajude a denunciar a publicação de Romeu Zema no Instagram, por ter informações falsas em seu conteúdo. Acesse o Instagram de Zema e siga os passos para denunciar, de acordo com o vídeo tutorial.

Fonte: Ascom Sindieletro-MG